Saúde Vitória da Conquista

HGVC é o hospital do interior  do Estado com maior número de  captação de órgãos

Em 2017, no HGVC, foram 33 notificações e 12 doações de múltiplos órgãos, além de 98 captações de córneas

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) é o hospital do interior com maior número de capitação de múltiplos órgãos, ocupando o 1º lugar da Bahia em captação de córneas. Só em janeiro deste ano o HGVC conseguiu 15 captações de córnea.

No o decorrer do ano de 2017 o HGVC fez 33 notificações e 12 doações de múltiplos órgãos, além de 98 captação de córneas. Estes números contribuíram consideravelmente na diminuição de 40% da fila de espera de córneas da Bahia, e zerando a fila de transplante de córneas do Sudoeste do Estado.

Em 2007 o HGVC passou a contar com o serviço da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), que iniciou os trabalhos fazendo a organização burocrática, reuniões com médicos entre outro preparos, mas foi só 2015 que aconteceu a primeira doação de múltiplos órgãos.

Com mais de dez anos de funcionamento, a Cihdott abrange as ações para além de doações e captação de órgãos, fazendo, também, o trabalho de educação continuada com palestras em Escolas Públicas e Faculdades. Desde a implantação da equipe existe o trabalho de capacitações para profissionais de Saúde e Estudantes Universitários.