Saúde Vitória da Conquista

Herzem se junta a consórcio e Policlínica vai ser construída em Vitória da Conquista

Policlínica vai atender os municípios da região que fazem parte do consórcio

O prefeito municipal Herzem Gusmão participou hoje, 1º, de reunião da Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra). É a primeira vez que Vitória da Conquista tem assento em uma reunião da Associação, já que a filiação do município à entidade ocorreu há menos de três meses. O assunto em pauta foi a formalização do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg).

“É uma satisfação para o nosso município estar aqui na Amvagra, pois Conquista não seria a cidade que é se não fossem as cidades do entorno. Quero participar de todas as reuniões”, declarou o prefeito Herzem Gusmão.

Na ocasião, o prefeito anunciou a adesão de Conquista ao consórcio. Nos próximos dias, a Prefeitura vai encaminhar a lei que formaliza a adesão para a Câmara de Vereadores. Uma dos objetivos desse grupo de 16 municípios é que se implante uma policlínica em ao menos um dos municípios da região. Vitória da Conquista chegou a ser indicada para abrigar o espaço, que será mantido pelo Estado da Bahia e pelos municípios integrantes do consórcio.

“Conquista já tem uma policlínica, que é o Cemae. O Cemae atende 700 pessoas diretamente por dia, além dos serviços terceirizados. Desejamos esse outro equipamento porque temos competência para abrigá-lo. Coloquei meu nome como candidato do consórcio e queremos estar à frente da gestão da policlínica”, afirmou Herzem.

Para o presidente da Amvagra, Márcio Ferraz, a reunião foi produtiva: “Discutimos a formatação do consórcio de saúde e o segundo passo será a construção da policlínica que, pelo que ficou entendido entre os prefeitos, provavelmente será em Vitória da Conquista. Tivemos também a adesão do prefeito Herzem, o que vai fortalecer o Civalerg (Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião). Vitória da Conquista é o polo de todas as 70 cidades circunvizinhas e não poderia ficar de fora desse consórcio, pois ele fortalece muito mais o que se cobra dos governos estadual e federal”.

Fundada em julho de 1997, a Amvagra é uma entidade civil de defesa e representação dos 22 municípios que a compõem, sem vinculo partidário.