Educação Greve Vitória da Conquista

Greve dos professores municipais de Vitória da Conquista chega ao final, mas categoria continua mobilizada

Foto: Ascom Simmp

Foto: Ascom Simmp

Com a reabertura das negociações entre o Sindicato dos Professores Municipais e a prefeitura municipal de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (28), a categoria decidiu suspender a greve. A decisão foi tomada em assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira, 29, no Salão da Arquidiocese. Por enquanto ainda não houve acordo entre as partes – governo municipal e professores – ainda assim houve consenso entre os professores para que o Sindicato tente avançar nas negociações com a categoria em sala de aula.

“A categoria entende que os alunos e os pais são os mais prejudicados com a greve, já que o governo se mostrou pouco sensível à questão. Entretanto, como não estão encerradas as negociações, enquanto a diretoria do SIMMP avança na discussão da pauta, a mobilização continua”, disse Geanne Oliveira, presidente do SIMMP.

Entre os pontos apresentados pelo sindicato na reformulação do plano de carreira está o que trata dos níveis de especialista, mestre e doutor. A expectativa é que o governo apresente uma proposta para a categoria.

O governo sinalizou positivamente no item reforma e construção de escolas e creches, algo que é fundamental para a melhoria da educação e atendimento à comunidade. A abertura para discutir as demandas dos monitores – que são profissionais da educação – com o SIMMP também foi outro avanço. Vale registrar que a mobilização, com certeza, impulsionou o reajuste de 50% da Condição Especial de Trabalho (CET) do referido grupo, que estava congelado desde 2007. Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz,