Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Agricultura Bahia Vitória da Conquista

Governo Municipal reitera pedido de novos pluviômetros para o Garantia Safra

Videoconferência realizada entre representantes da PMVC e do Governo Estadual

Videoconferência realizada entre representantes da PMVC e do Governo Estadual

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), desenvolve e participa de diversas ações destinadas a garantir melhorias na qualidade de vida população da zona rural da cidade. Uma delas é o Garantia Safra, ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada a agricultores que perderam mais de 50% da safra por causa da seca ou excesso de chuvas.

A Administração Municipal, exercendo o papel que lhe cabe no processo, renovou a adesão ao programa, solicitando mil cotas para o período agrícola 2013-2014. No período anterior, haviam sido solicitadas 800 cotas. “Ampliamos o pedido com o objetivo de possibilitar o benefício a um número ainda maior de agricultores”, realçou o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odir Freire.

Mas ainda em atenção aos agricultores do município, o Governo Municipal – no tocante ao Garantia Safra –, todos os anos, mobiliza as lideranças rurais para que o órgão competente (a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA) esclareça as questões relacionadas ao programa. Uma dessas reuniões ocorreu no dia 2 de agosto.

Além disso, a Semagri tem solicitado dos demais entes governamentais envolvidos no programa a instalação de novos pluviômetros no município para a realização de laudos amostrais nas lavouras para, com isso, garantir um maior número de agricultores inscritos no programa.