Meio Ambiente Vitória da Conquista

Governo Municipal leva trabalho de arborização a diferentes pontos da cidade         

No terreno foram instalados 12 bancos, todos eles fabricados com a madeira de árvores podadas ou erradicadas de forma preventiva pela Prefeitura

No terreno foram instalados 12 bancos, todos eles fabricados com a madeira de árvores podadas ou erradicadas de forma preventiva pela Prefeitura

Os moradores do bairro Cidade Maravilhosa e da área ao redor, que inclui Urbis V e Vilas Serranas, estão vendo uma paisagem diferente quando passam pelo terreno com área de 2.185 metros quadrados, recentemente revitalizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista. O antigo terreno baldio, com poucas árvores que serviam para fazer sombra a automóveis, agora há uma área com bancos rústicos de madeira e plantas em crescimento.

A equipe de paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou no local aproximadamente 50 mudas de flamboyants, ipês-rosas e acácias-amarelas, também conhecidas como “chuvas-de-ouro”. Cerca de 200 pneus cercam e delimitam o espaço. Vários deles, preenchidos com terra vegetal, também servem como caqueiros para mudas da espécie íris-branca.

No terreno foram instalados 12 bancos, todos eles fabricados com a madeira de árvores podadas ou erradicadas de forma preventiva pela Prefeitura, nos casos em que ofereciam riscos à integridade física da população.

Outras mudas, para que cresçam eretas, são mantidas em posição vertical graças ao auxílio de “tutores” – pequenas estacas fincadas no chão, também feitas a partir de madeira reaproveitada.

“Fazer um projeto assim, em vários bairros, com praças cheias de árvores, eu concordo. Melhora em tudo, tudo mesmo”, avalia a estudante Sara Brito, 23 anos. Ela acredita que, para que a área continue verde, a responsabilidade também cabe à comunidade local. “Agora, tem que cuidar, para sempre continuar bonita”, explica.

Sara trabalha numa padaria na esquina das ruas Corcovado e Copacabana, logo acima da nova área verde. Sua patroa, Maria das Graças Nunes, também tem outras expectativas em relação à nova paisagem à frente de seu estabelecimento. “Graças a Deus, melhorou, e espero que continue melhor. E que melhore também o movimento da padaria”, diz.

O trabalho de arborização está sendo levado pela Prefeitura a vários pontos de Vitória da Conquista, sempre com plantio de mudas e reaproveitamento de materiais. Quem percorre as ruas da cidade certamente já viu o serviço em pontos como as avenidas Rosa Cruz (próximo à Associação Atlética Banco do Brasil/AABB), Luís Eduardo Magalhães e Brumado, além do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura e da Praça do Caju, no bairro Santa Helena. “O Governo Municipal está trabalhando para contemplar diversos pontos da cidade”, informa a coordenadora municipal de Paisagismo, Cláudia Rizo.

Fonte: Secom/PMVC