Educação Vitória da Conquista

Governo Municipal garante manter parceria com as entidades sociais de Vitória da Conquista

Valdemir Dias garantiu que não há interesse do município em romper a parceria com as entidades

Valdemir Dias garantiu que vai manter a parceria e o diálogo com as 11 entidades sociais que funcionam na cidade

Por Bia Oliveira

Após uma mobilização feita por professores, monitores, pais e alunos das Pastorais de Vitória da Conquista, por conta da retirada dos profissionais que atuam nessas instituições e ausência de diálogo com o Governo Municipal, a prefeitura, por meio do secretário de Educação, Valdemir Dias, garantiu manter a parceria com as 11 instituições que funcionam na cidade.   

Segundo Valdira Cardoso de Araújo, uma das representantes da Comissão de Negociação, Vitória da Conquista tem quatro pastorais do menor e apenas uma, a de Nossa Senhora de Fátima, continua funcionando, mas de forma precária, porque a prefeitura teria retirado os funcionários que prestavam serviços nas pastorais.

Entidades como Apae, AABB Comunidade, Acide, entre outras, conforme Valdira, enfrentam o mesmo problema, e já teriam reduzido o número de atendimentos. O AABB Comunidade, por exemplo, reduziu de 170 para 100 crianças, o Lar Santa Catarina de Sena, de 180 para 100, e o Projeto Semente de Autonomia, responsável por inserir adolescentes e jovens no mercado de trabalho, caiu de 450 para 150 aprendizes.

 “Não podemos entender como a prefeitura pode acabar com uma parceria de mais de 20 anos, desrespeitando a Lei do Fundeb, que garante 40% dos recursos destinados à educação para o atendimento complementar”, disse, acrescentando que a mobilização na porta da prefeitura e na Câmara foi uma forma de pressionar o governo a abrir uma agenda de negociação. “Desde 2010 que a gente vem enfrentando a redução do número de funcionários, hoje, o Projeto Pequeno Ofício, da Pastoral de Fátima, funciona apenas com voluntários, e desde maio de 2014 que nós estamos buscando uma agenda com o Governo, sem sucesso”, afirmou Valdira.

Após a reunião ocorrida na manhã de sexta-feira (20), o secretário de Educação, Valdemir Dias, garantiu que não há interesse do município em romper a parceria com as entidades. “Houve sim um enxugamento do quadro de funcionários em toda a secretaria, porém as adequações estão sendo feitas e tudo vai se normalizar, o Governo Municipal vai manter, temporariamente, todos os profissionais que atuam nessas 11 instituições, bem como a parceria, e vamos continuar dialogando com os professores e monitores dos projetos sociais para encontrarmos alternativas viáveis”.