Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Obras Vitória da Conquista

GOVERNO MUNICIPAL ENTREGA NOVA SEDE DA CASA DE ACOLHIMENTO DO PROGRAMA CONQUISTA CRIANÇA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assim que entrou nas novas instalações da Casa de Acolhimento do Programa Conquista Criança, na tarde dessa sexta-feira, 14, Nailton Novais, 19 anos, não conseguiu descrever o que sentiu. “É uma sensação totalmente diferente. Sem explicação”, limitou-se a dizer. Para ele, tudo era novo, embora tenha passado lá boa parte da vida. Nailton foi acolhido pela instituição dos 11 aos 18 anos, quando atingiu a idade-limite.

Hoje, cerca de um ano após ter saído da Casa, ele vive num dos apartamentos do Residencial Jequitibá, empreendimento do programa federal Minha Casa Minha Vida construído no bairro Miro Cairo. Atualmente, trabalha como auxiliar de padeiro. Por tudo isso, ele participou da cerimônia* de entrega da nova sede da Casa. “Não tenho muito o que falar. Só tenho que agradecer a todos os que me ajudaram até os meus 18 anos de idade”, disse o jovem ao público presente, formado por secretários municipais, vereadores, autoridades militares e civis, entre outros cidadãos.

Entre as autoridades, o vereador Florisvaldo Bittencourt, que representou a Câmara Municipal e felicitou Nailton por suas conquistas pessoais. “Você é um orgulho para todos nós. E deve levar seu exemplo também para todos os outros jovens”, disse o parlamentar.

O novo espaço pode atender até 20 crianças e adolescentes, com idade até 18 anos, que estejam com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, e que tenham sido encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, pelo Ministério Público ou pelo Conselho Tutelar, para cumprimento de medida protetiva em casos de violência de qualquer natureza. “É uma casa que, com certeza, vai continuar cumprindo com seus altos objetivos, principalmente com os servidores que aqui atuam”, disse o prefeito Guilherme Menezes.

A obra de construção da Casa de Acolhimento foi executada por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), com recursos próprios do Município. O investimento foi superior a R$ 650 mil. As instalações incluem espaços de convivência, refeitório, alas femininas e masculinas com dormitório e sanitário, área recreativa e lavanderia. O espaço conta ainda com um alojamento conjunto, previsto para casos em que o alojado precise de acompanhamento.