Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Agricultura/Pecuária Política Vitória da Conquista

Governo Municipal constrói barragem na região do povoado de Furadinho

Assinatura do termo de servidão voluntária pelo prefeito Guilherme Menezes e por representantes dos proprietários do terreno onde a Prefeitura constrói a barragem

Assinatura do termo de servidão voluntária pelo prefeito Guilherme Menezes e por representantes dos proprietários do terreno onde a Prefeitura constrói a barragem

Quando estiver concluída, a barragem que a Prefeitura de Vitória da Conquista está construindo no povoado de Mato Cipó, na região de Furadinho, distrito de Iguá, tem grandes chances de ocupar a lista das maiores já feitas no município. O “paredão”, responsável por impedir o vazamento da água que será armazenada, terá cerca de dez metros de altura. E, após cerca de um mês de trabalho, já foi concluído o “sulcavo” – procedimento por meio do qual se escava a “bacia” para retirar dali todo o material indesejado, até atingir a rocha, e em seguida cobri-la com barro, a fim de impermeabilizá-la.

Estudos preliminares da Secretaria Municipal de Agricultura estimam que o reservatório possa armazenar entre 80 e 100 milhões de litros de água – mas, ao mesmo tempo, apontam que há possibilidade de que a capacidade seja ainda maior. O que se tem certeza, por enquanto, é de que a obra beneficiará pelo menos 140 famílias que vivem em Mato Cipó, Furadinho, Papagaio e Lagoa do Faustino.

Números tão altos estão sintonizados com as expectativas da agricultora Olga Alexandrina dos Santos, diante do que a futura barragem poderá significar para ela e para seus vizinhos. “É uma bênção! É uma beleza para nós, porque o que nós mais precisamos aqui é de água”, comemorou ela na tarde da última quinta-feira, 21, em Furadinho, onde mora há mais de trinta anos com o marido, Hermelino, e os cinco filhos. “Com a barragem, vai melhorar mesmo”, prosseguiu Olga. “Quando Deus mandar água e encher, nós vamos ter água pelo resto da vida”.

Valendo por dois – Na mesma tarde, o prefeito Guilherme Menezes e o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, acompanhados por outros integrantes do Governo Municipal, vistoriaram a obra da barragem. Máquinas operavam em ritmo acelerado, entre elas um caminhão-pipa, dois tratores (um deles com pá mecânica) e um caminhão-caçamba – que, aliás, foi doado ao município em 2013 pelo Governo Federal, como parte de um lote de cinco equipamentos destinados a empreendimentos na área de infraestrutura.

A doação fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e tornou mais ágil o trabalho de construção de barragens. “Com esse caminhão-caçamba, conseguimos fazer o trabalho de dois caminhões menores”, comparou o secretário Odir Freire.

‘Estamos satisfeitos’ – Depois de vistoriar a obra, a comitiva do Governo Municipal foi à casa do agricultor Antônio de Souza, em Furadinho. Ali, em seguida a uma reunião com representantes da comunidade, o termo de servidão voluntária foi assinado pelo prefeito Guilherme Menezes e por representantes dos proprietários do terreno onde a Prefeitura constrói a barragem.

“Para a comunidade, vai ser uma ótima oportunidade para as pessoas fazerem alguma coisa, alguma plantação. Vai beneficiar muita gente, com certeza”, exultou o lavrador Vitório Ferreira dos Santos, que assinou o termo em nome de seus primos, proprietários da terra que abriga o empreendimento. O anfitrião, Antônio, também festejou: “Sem água, a gente não viveria. Saiu esse projeto da Prefeitura e nós estamos muito satisfeitos”.

‘Caminhada’ – A barragem de Mato Cipó é a 19ª a ser construída desde 2013, seguindo a lógica que orienta o atual trabalho da Prefeitura no que diz respeito ao interior do município: construir reservatórios para garantir o acúmulo de água e atenuar os efeitos da estiagem. “Essa nossa luta é uma caminhada de todos os dias”, observou o prefeito Guilherme Menezes. Presente à vistoria, o vereador Coriolano Moraes manifestou-se de forma semelhante, embora com outras palavras: “O Governo Municipal tem trabalhado muito por Vitória da Conquista, tanto na área urbana quanto na rural”.