Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Infraestrutura Saúde Vitória da Conquista

Governo Municipal apresenta projeto da nova Unidade de Saúde do CSU

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Secom/PMVC

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento e aumentar o acesso da população às ações de saúde, o Governo Municipal tem investido na construção de novos equipamentos de saúde no Município. Um exemplo disso, é a construção da sede da Unidade de Saúde do Centro Social Urbano (CSU), responsável pelo atendimento dos moradores dos bairros Boa Esperança, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, Urbis II e III, Santa Helena e parte do bairro Brasil.

Para apresentar o projeto da nova unidade, o Governo Municipal se reuniu nesta semana com lideranças da comunidade local, conselheiros de saúde, delegados do Orçamento Participativo (OP) e presidentes de associações dos bairros da área de abrangência da unidade. Representando a Administração, participaram a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, o coordenador do OP, João Alberto Rodrigues, o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira e demais técnicos das secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura Urbana.

A nova unidade ficará localizada na Praça do Carvão, situada no bairro Brasil, e contará com uma estrutura para o atendimento de três equipes de saúde. A área construída será de 359,39 m² e compreenderá salas de espera, escovação, reunião, inalação e de vacina; cinco consultórios – médico, de enfermagem e de odontologia -; farmácia, copa e almoxarifado. “Assim como os outros projetos, a comunidade contará com uma unidade totalmente ambientada, dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde”, salientou a arquiteta Cristina Salgado durante a apresentação do projeto.

Serão investidos na nova unidade mais de R$ 485 mil do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e da Prefeitura. “Hoje, a Unidade de Saúde do CSU conta com duas equipes. Com a sede nova, o Governo Municipal implantará a terceira equipe de saúde, o que ampliará o acesso da comunidade aos serviços de saúde”, informou a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Além da nova unidade, a comunidade da região será beneficiada com outro equipamento de saúde que já está em fase de conclusão, a Academia da Saúde, cujo investimento é de mais de R$173 mil provenientes do Ministério da Saúde. “Com essas duas obras da área da saúde mais o Centro Cultural Glauber Rocha, o Governo Municipal está buscando melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona oeste do município”, ressaltou Gildásio Silveira.

Para a enfermeira Rebeca Benevides estas são conquista para serem comemoradas por todos. “Agradeço em nome dos trabalhadores da unidade do CSU a conquista destes espaços que vão melhorar a qualidade do atendimento prestado para a comunidade”, destacou Rebeca.

Já o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz e delegado do OP, Aroldo Menezes, estas ações afirmam a importância do controle social no município. “Nós sempre priorizamos o posto de saúde nas plenárias do OP da nossa região e agora que temos nossa demanda contemplada, temos mais fé no OP”, ressaltou Aroldo.