Economia Internacional Mundo

França e Alemanha investem em ‘Airbus’ das baterias para carros elétricos

Ministros da Economia alemão, Peter Altmaier (E), e francês, Bruno Le Maire, em 2 de maio de 2019 em Paris – AFP

França e Alemanha deram um passo à frente, nesta quinta-feira, com seu projeto de aliança europeia para fabricar baterias para veículos elétricos, para o qual Bruxelas deu seu acordo de princípio, considerando urgente superar a distância entre Europa e China.

Ao todo, foram investidores neste projeto “entre 5 bilhões e 6 bilhões de euros”, anunciaram na quinta-feira os ministros francês e alemão de Economia, Bruno Le Maire e Peter Altmaier respectivamente, em uma entrevista coletiva em Paris.

Esta soma será composta de uma subvenção pública de “no máximo 1,2 bilhão de euros”, à qual a Comissão Europeia já deu acordo de princípio, e de cerca de “4 bilhões de euros de fundos privados”, detalhou Le Maire.

Este projeto, lançado há 18 meses, desembocará, segundo disse Le Maire, na construção até 2020 de uma fábrica piloto com 200 funcionários na França, e até 2023 de duas fábricas de produção, uma na França e outra na Alemanha, que empregariam cerca de 1.500 pessoas.

“É uma etapa importante na longa história de nossa indústria europeia”, afirmou Le Maire, para quem este projeto mostra que a Europa “não está condenada a depender das importações tecnológicas das duas grandes potências, Estados Unidos e China”.