Cultura Vitória da Conquista

Fórum Municipal de Cultura estimula debate sobre as políticas públicas na área

Eleição do Conselho Municipal de Cultura acontece nessa quarta-feira, 14, às 19h, na Praça CEUs

Eleição do Conselho Municipal de Cultura acontece nessa quarta-feira, 14, às 19h, na Praça CEUs

Na manhã do último sábado, 10, representantes de diversos segmentos artísticos de Vitória da Conquista se reuniram no Fórum Municipal de Cultura. O evento, realizado no auditório da Praça Ceus, teve o intuito de discutir os caminhos para o avanço das políticas públicas culturais no município.

Na oportunidade, o secretário de Comunicação, Ernesto Marques (representando o prefeito Guilherme Menezes) destacou a importância de investimentos em políticas culturais na cidade. A gente sabe da dificuldade que é fazer cultura em nosso país. Por isso, esse momento aqui é tão importante, porque estamos discutindo a cultura do nosso município, e esse debate tem que ser feito com vocês, que são representantes da área e conhecem a realidade cultural da nossa cidade”, disse

A representante da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Maritza Ribeiro, falou sobre a aprovação da lei que instituiu o Sistema de Cultura em Vitória da Conquista. “Estamos muito felizes porque podemos constatar o avanço da política territorial cultural e temos que destacar o esforço da Prefeitura para que esse Sistema fosse implantado. Essa lei garante as diretrizes básicas para se pensar a cultura no município”, enfatizou.

A artista, Raiza Lelis, vai além. Para ela, a implantação do Sistema Municipal de Cultura foi apenas o primeiro passo. “A aprovação do Sistema Municipal de Cultura foi muito importante, mas foi apenas o primeiro passo. Ainda temos muito o que caminhar no que se refere a políticas públicas culturais. E é justamente, por isso, que estamos aqui”, disse.

Após as discussões, os participantes do fórum definiram uma data para a votação que definirá os novos membros do Conselho Municipal de Cultura. O Conselho é um órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, formado por 10 membros (5 do poder público – sendo 3 do Executivo e 2 do Legislativo –, e 5 da sociedade civil) mais seus respectivos suplentes. A eleição acontece nessa quarta, 14, às 19h, na Praça CEUs.

Também participaram do evento o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso e o técnico em assuntos culturais, Gilmar Dantas.