Festival de Inverno Bahia Vitória da Conquista

FIB 2016: Festival anuncia atrações do Palco Principal

A noite de abertura promete com o retorno de Nando Reis ao FIB

A noite de abertura promete com o retorno de Nando Reis ao FIB

O público vai arrepiar, e não é por conta do frio. O line up do Palco Principal do Festival de Inverno Bahia (FIB) deste ano mantém a tradição da diversidade e brinda o público com grandes nomes da música brasileira – artistas de longa trajetória e novas apostas que estão fazendo a cabeça da galera. A 12ª edição do FIB acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista.

Na noite de sexta-feira, 26, sobe ao palco um dos mais prolíficos compositores da música popular brasileira. Djavan estreia no FIB com a turnê Vidas pra contar, 23º álbum de sua discografia. Além de canções do novo disco, aclamado pela imprensa especializada, o repertório do espetáculo inclui também sucessos do artista alagoano, que completou 40 anos de carreira em 2015, ano em que também foi agraciado com o Grammy Latino de excelência musical, em homenagem ao conjunto de sua obra.

Lulu Santos se apresenta com seu novo show, “CLUBELUX”. O novo espetáculo de Lulu e sua banda Estrelar atualiza os clássicos do mestre pelo filtro urbano contemporâneo de seu último disco, Luiz Maurício, incluindo novidades como “Sócio do Amor” e “Luiz Maurício”.

A noite de abertura promete com o retorno de Nando Reis ao FIB. Sua última participação foi em 2011. O artista desembarca com SEI, turnê que já passou por 25 estados. O show contempla algum dos sucessos do álbum como “O que eu só vejo em você”, “Declaração de amor”, a faixa título “Sei”, além de grandes sucessos da carreira como “Os cegos do castelo”, “Sou dela”, “All star”, “O segundo sol”, “Relicário”, “Marvin”, entre outras.

Sábado plural – No sábado, 27, Biquini Cavadão se reencontrará com o fiel público do FIB. A banda se apresentou pela última vez no festival em 2012 e a plateia já estava com saudades. Na edição deste ano, eles trazem a turnê Me Leve Sem Destino, que celebra os 30 anos de carreira do grupo que surgiu na década de 1980, conquistou a consagração nos anos 1990 e se reinventa no século 21. No show, Biquini Cavadão apresenta ainda a música inédita “Livre”, composta durante as manifestações de julho de 2013.

Na mesma linha pop rock, Capital Inicial traz para o público uma releitura dos últimos 15 anos de sua trajetória, que teve como marco o Acústico MTV, trabalho considerado uma reinvenção na trajetória da banda de Brasília, fidelizando o público e conquistando novos fãs. Agora, eles apresentam o Acústico NYC, uma espécie de revisão desse segundo e glorioso momento do Capital. Além dos hits obrigatórios, a plateia pode aguardar por canções de álbuns recentes que não foram trabalhadas como singles, mas mereciam uma nova chance.

De volta ao FIB, a galera do Natiruts promete um show original com relevantes composições que bateram e ainda batem forte no peito de quem curte um bom reggae. Eles vêm com a turnê Natiruts Reggae Brasil, na qual contam a história do reggae nacional.

A trupe que causou no último carnaval de Salvador é uma das debutantes no FIB. Baiana System, que também se apresenta no sábado, vem para o Festival com um som antropofágico que mescla Bahia e Jamaica, com direito a axé, Dorival Caymmi, os californianos malucos do Death Grips e uma das lendas do reggae, Lee Scratch Perry, além de outras referências inusitadas. O grupo desponta na nova cena da música baiana e nacional com uma batida insólita no melhor estilo ‘música sem fronteiras’.

Noite de debutantes – O último dia do FIB, 28, é pra abalar o coração e cantar junto todas as canções com Paula Toller. A cantora chega a Conquista com o seu show Transbordada, que faz parte da turnê do trabalho solo da compositora, que inclui grandes sucessos do Kid Abelha e sua carreira solo. Figura central do Kid Abelha (única banda da Era de Ouro da geração 80 liderada por uma mulher), Paula Toller esteve à frente do grupo em 2012, no projeto Multishow ao Vivo – Kid Abelha 30 Anos, que se apresentou pelas principais capitais do Brasil sempre com lotação esgotada.

Vai rolar coro do público também com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em Legião Urbana 30 Anos. Os próprios músicos explicam que não se trata de um retorno da Legião Urbana. Como já disseram inúmeras vezes, a Legião – como banda – acabou junto com a morte do Renato Russo, em 1996. O projeto consiste num show em que Dado, Bonfá e músicos convidados tocam o primeiro disco da banda, lançado em 1985, também chamado de Legião Urbana. Além do álbum, executado na ordem original, Legião Urbana 30 Anos traz também alguns dos clássicos da banda.

Marcos & Belutti é outra novidade do line up. Com sete anos de estrada, a dupla comemora a boa fase na carreira com o último trabalho. O acústico Tão Feliz foi gravado em meio a cenário diferenciado e intimista e contou com participações de Wesley Safadão e do grupo Roupa Nova. É essa energia que Marcos & Belutti prometem ao público do FIB.