Cultura Vitória da Conquista

Festival promove dia de lazer, esporte e cultura em Vitória da Conquista

Festival Sudesb de Esporte, Lazer e Cultura reuniu quatro projetos de escolinha de iniciação esportiva e os quatro núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Foto: Helinho Sitos)

A Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima ficou lotada no último sábado, 01, de crianças, jovens e adultos beneficiários de programas apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O órgão promoveu o Festival Sudesb de Esporte, Lazer e Cultura que reuniu quatro projetos de escolinha de iniciação esportiva e os quatro núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), instalados em Vitória da Conquista.

Segundo o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, o encontro procurou apresentar à sociedade o que está sendo feito no município. “Eles estão demonstrando aquilo que aprenderam nessas atividades, seja no boxe, no karatê, no judô, na capoeira, seja numa atividade de canto, de música, de poesia. É uma fusão de atividades”, detalhou. Durante o festival, aconteceram apresentações artísticas e esportivas e aulão de dança e ginástica.

Conquista recebeu R$ 3,2 milhões em investimentos para os projetos de escolinhas e os núcleos do PELC. Atualmente, cerca de 3.500 pessoas são atendidas em ações que acontecem em diversos bairros. Dourado frisou que as iniciativas contam com o apoio de ONGs, empresários, organizações religiosas, associações de moradores, escolas e da Polícia Militar, por meio da Base Comunitária de Segurança e ações sociais da entidade. Ele explicou que o fomento ao esporte leva qualidade de vida, promoção da cultura da paz e do convívio familiar. “Construir uma sociedade de paz, com justiça social, é o desejo principal do Governo da Bahia e de toda a sociedade”, frisou o diretor geral da Sudesb.