Meio Ambiente Vitória da Conquista

Feira de Orquídea recebe comitiva do Governo Municipal

A Feira traz dezenas de espécies de orquídeas para apreciação e aquisição dos admiradores

Vitória da Conquista está recebendo mais uma edição da Exposição e Feira de Orquídeas. O evento, que é realizado pela Associação de Orquidófilos de Vitória da Conquista (Acor), com o apoio da Prefeitura Municipal, começou na sexta-feira (23) e se estende até este domingo (25), na Praça Orlando Leite, popularmente conhecida como Pracinha do Gil. A Feira traz dezenas de espécies de orquídeas para apreciação e aquisição dos admiradores.

Na noite deste sábado (24), o prefeito Herzem Gusmão e comitiva do Governo Municipal visitaram o evento para acompanhar de perto as novidades. “Isso embeleza e enobrece a cidade”, diz o prefeito, ao ressaltar a importância de se valorizar iniciativas de filhos da cidade ou de pessoas que escolheram a cidade para morar e que contribuem com o seu desenvolvimento.

O presidente da Acor, Raymundo Reis, conta que a Exposição e Feira de Orquídeas ficou algum tempo sem acontecer e, no último ano, ela foi retomada graças ao apoio da Prefeitura. Nesse sentido, ele destaca a importância ambiental do evento: “A orquídea é uma planta de proteção federal, é crime adquirir orquídeas da mata, tiradas da mata. Temos que praticar o consumo inteligente da orquídea, consumo de responsabilidade social. E isso conseguimos através de feiras como esta, em que você vai trazer para sua casa uma planta maravilhosa e com saúde”.

Paulo de Ávila veio de Vila Verde, no Espírito Santo, para expor em Vitória da Conquista. No segundo dia de evento, sua avaliação é positiva: “As pessoas estão participando, está tendo um movimento bastante bom.” Das plantas escolhidas pelo seu orquidário, ele destaca uma originária da Tailândia, que tem chamado a atenção dos visitantes. Sobre as novidades trazidas para a feira, ele completa: “Nossa linha é mais de híbridos, a gente faz cruzamentos, melhoramento genético também”.

Melhorias na Praça do Gil – Para receber a Exposição e Feira de Orquídeas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente voltou uma atenção especial à Praça do Gil nessa semana. A secretária, Luzia Vieira, conta que foram plantadas no local duas espécies de plantas que a população não costuma ver nas praças: a verbena e a sálvia. “Plantamos a sálvia. Tiramos as bromélias e distribuímos nos canteiros, e plantamos essa espécie. Ela fica muito bonita, é arbustiva e produz flores, muitas flores”, diz.

Outra novidade foi a pintura do meio-fio na cor amarela, produzindo um efeito de contraste com o verde da grama. Os bancos também receberam melhorias na pintura. Neste sábado, a secretária também compareceu à exposição para avaliar o trabalho. “A Feira está indo muito bem, muito visitada e nós estamos muito felizes com esses acontecimentos e com os resultados”, diz.