Vitória da Conquista

Falta de chuvas agrava incêndios no sudoeste da BA; fogo se aproxima de casas na região norte

O tempo seco e a falta de chuvas no sudoeste da Bahia tem piorado a incidência de incêndios florestais na região. Em Vitória da Conquista, estavam previstos 650 mm de chuva, mas choveu somente 249 mm entre janeiro e junho deste ano.

Outro número alarmante para o Corpo de Bombeiros é o número de queimadas registradas em 2021. De janeiro a setembro deste ano, 413 incêndios foram registrados, contra 143 ocorridos no mesmo período do ano passado. Somente em setembro, até o dia 26, foram contabilizados 22 casos, que são agravados pelos ventos fortes.

O caso recente mais grave ocorreu na região da Lagoa das Bateias, uma área de reserva ambiental. No dia 15 de setembro, o local pegou fogo e os brigadistas demoraram cerca de oito horas para conseguir controlar as chamas.

Situação grave também ocorre no norte da Bahia. O povoado de Baixãozinho, a 70 km de Campo Alegre de Lourdes é atingida por um incêndio há cerca de uma semana e as chamas se aproximam de uma área residencial. Dezessete brigadistas atuam para tentar controlar o fogo e carros-pipa são utilizados nas ações de combate.

Também na região norte do estado, as equipes conseguiram controlar um incêndio em Uibaí, depois de 11 dias de trabalho intenso. Os primeiros focos foram vistos em 17 de setembro e o fogo chegou a afetar várias comunidades, além de atingir a área de um parque eólico.

Na semana passada, outra área de mata teve o fogo controlado entre as cidades de Campo Alegre de Loures e Pilão Arcado. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 mil hectares de caatinga foram destruí dos.

Incêndio em vegetação preocupa moradores no norte da Bahia

//g1