Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Educação Vitória da Conquista

Fainor emite nota de esclarecimento sobre protestos dos estudantes de Arquitetura

POR GABRIEL OLIVEIRA

Foto: Gabriel Oliveira

Foto: Gabriel Oliveira

Respondendo à solicitação, por parte da reportagem do Blog da Bia Oliveira, de uma posição acerca das manifestações dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo ocorridas na última semana (leia a reportagem clicando aqui), a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), enviou, nesta terça-feira (15), a seguinte nota:

Desde já agradecemos a preocupação e a atuação do bom jornalismo, nos solicitando uma nota de esclarecimento. O texto segue abaixo, que é a nota oficial da FAINOR sobre o fato ocorrido, envolvendo o curso de Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade Independente do Nordeste, sempre ciente de tudo o que ocorre em suas dependências, busca de forma clara a transparência e facilidade de diálogo. Entende também a liberdade de expressão de todos, desde que feitas dentro da paz e da harmonia.

A Diretoria da Instituição vê como legítima a manifestação dos alunos, porém, com ressalvas acerca das reinvidicações. “Respeito e atenção” foram palavras muito usadas, porém, a FAINOR tem a hombridade de seguir sua visão que parte do princípio de “oferecer qualidade e excelência em seus produtos, serviços e soluções para atender a um mundo em transformações”, o que indica o comprimisso da Instituição com o respeito à pessoa humana e o cuidado em, sempre que procurada, atendê-las, de forma estabelecer o diálogo.

Foi dito que a Instituição não dá oportunidade para os alunos apresentarem suas demandas. Não condiz com a realidade, pois aconteceram reuniões com líderes de classe, anteriormente à manifestação, onde diversos assuntos foram discutidos. Outro canal de comunicação é a Ouvidoria, em pleno funcionamento e que tem cerca de 510 atendimentos por ano – de forma presencial, por e-mail ou telefone.

Foi mencionado que os alunos se sentem impedidos de sentar, negociar e reinvidicar. Porém, não houveram agendamentos de encontros para tal fim. Os encontros com a Direção da Faculdade que foram agendados, aconteceram, e consequentemente, as demandas levantadas foram atendidas, tais como: salas diferenciadas para semestres distintos, substituição de sala de aula por conta de gestantes, além de medidas que já estão sendo tomadas acerca da parte elétrica, discutida na Reunião do Conselho Superior de Administração da FAINOR.

O processo de melhorias deve partir também dos alunos, sendo mais presentes junto à área administrativa.

Quanto à realização de eventos de extensão, cita-se a oferta de: Ciclo de Palestras, trabalho social do bairro Comveima 1, palestra com arquitetos de renome – como o conquistense Ruy Espinheira, o baiano Giuseppe Mazzoni e o venezuelano Fruto Vivas, também encontros com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, alunos participando do evento ARQ Décor. Além de atividades extras como Abraço ao Rio Verruga e a Bicicletada, sempre com vasta participação dos alunos.

Ressalta-se que já está agendada reunião com todos os líderes de turma do curso, para acompanhamento de pauta discutida anteriormente e que possibilitará a continuidade da política de portas abertas, que a FAINOR sempre utilizou, sabedora que o diálogo e a troca são elementos básicos do aperfeiçoamento dos processos educacionais”.