Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Eventos Serviços Públicos Vitória da Conquista

Expoconquista 2014: Ibametro capacita população conquistense sobre direito nas relações de consumo

Rivalda Rocha, chefe da regional da IBAMETRO de Vitória da Conquista

Rivalda Rocha, chefe da regional da IBAMETRO de Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

A população do município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, terá acesso nesta segunda-feira (24) ao Projeto Ibametro Móvel na Estrada, realizado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A ação foi lançada no dia 11 deste mês, em Feira de Santana, e já beneficiou também os moradores de Jequié, no centro sul.

A unidade itinerante do órgão estará presente na 48ª Expoconquista, no Parque de Exposição Teopompo de Almeida, oferecendo ao público conhecimentos da área de Metrologia Legal (pesos e medidas) e da Qualidade (certificação), além de orientações sobre riscos de acidente de consumo. O propósito é capacitar consumidores para atuar como fiscais dos seus direitos nas relações de consumo, envolvendo compras de bens e serviços.

Segundo Rivalda Rocha, chefe da regional da IBAMETRO de Vitória da Conquista, em entrevista à nossa reportagem”este Ibametro móvel é um veículo que vai percorrer todo o estado da Bahia neste ano. Nós tivemos o privilégio de trazê-lo para Conquista e também de mostrar o trabalho que fazemos, algo de extrema importância para a população”.

O Projeto Ibametro Móvel é acessível também às crianças, pois os técnicos do órgão utilizam uma linguagem pedagógica para traduzir o matemático mundo dos pesos e medidas – vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais.

Na ocasião, serão feitas demonstrações em que o consumidor pode ser lesado no dia a dia, nas relações de consumo, em compras de supermercados, feiras, postos de combustíveis, utilizando veículos táxis, na compra de brinquedos, entre outras.