Vitória da Conquista

Exclusivo: Incêndio no Parque da Lagoa das Bateias alastra e já se aproxima do museu

imagens do Blog da Bia

Um incêndio criminoso iniciado por volta das 11h desta quarta-feira, 15, já destruiu boa parte da vegetação do Parque da Lagoa das Bateias, em Vitória da Conquista. As chamas continuam se espalhando dentro das taboas e já se aproximam do museu.

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Florestal encontram-se no local tentando debelar o fogo, mas as chamas se espalham com rapidez devido à ação do vento.

O Blog da Bia Oliveira esteve no local, no início da noite, onde conversou com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, que acompanha de perto o trabalho da equipe. Segundo ela, está sendo feito revezamento durante todo o dia – brigadistas e bombeiros – mas como o vento está muito forte, a cada momento as chamas mudam de lado. “A gente não tem como entrar nas taboas, porque afunda, mas nas oportunidades que vão surgindo, a gente se aproxima e apaga o fogo”, relatou, acrescentando que o incêndio já destruiu uma área imensa de vegetação.

O local onde acontece o incêndio abriga uma grande quantidade de espécies de plantas aquáticas e animais, a exemplo de aves diversas, peixes, roedores, cobras, entre outros.