Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Educação Vitória da Conquista

Estudantes da UFBA promovem trote solidário em prol do Banco de Leite Humano

Arrecadar potes de vidro e incentivar o aleitamento materno foi a tarefa promovida pelo Diretório Central dos Estudante/DCE da Universidade Federal da Bahia, durante a semana de calouros com a realização do trote solidário.
A parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, surgiu durante as atividades do Programa de Educação pelo Trabalho/PET Rede Cegonha, que conta com participação de estudantes dos cursos de medicina da UESB, psicologia, farmácia, nutrição e enfermagem da UFBA, que uma vez por semana realizam atividades no Esaú, “nossa ideia com a atividade é promover o Banco de Leite Humano, o aleitamento materno e arrecadarmos potes de vidro para o armazenamento do leite que são doados pelas mães”, explica Paulo Sousa Monteiro, estudante de Psicologia.

Durante o intervalo, entre uma aula e outra, na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, os calouros do curso de psicologia fizeram questão de posar para foto e afirmar: “Doe Leite Materno, Salve Vidas”, uma mensagem que está sendo difundida durante toda semana para todos os estudantes da universidade.

Para a caloura de psicologia da UFBA Cristiane Sousa Leal, 42, esta experiência deveria ser copiada, “acho muito interessante esta atividade, sou mãe, e acho que todas as universidades deveriam compartilhar dessa nossa experiência, para ajudar a divulgar ações importantes como o aleitamento materno”, avalia Cristiane.
Todos os estudantes estão levando potes de vidro, que posteriormente serão entregues no Banco de Leite, “eu trouxe o pote de vidro porque acho importante a iniciativa do Banco de Leite, que auxilia os bebês que não podem amamentar em suas mães e porque é solidário de fato”, ressaltou Lucas Caires, 17, calouro de psicologia da UFBA.

Os calouros do curso de farmácia também foram solidários e arrecadaram potes de vidros que já foram encaminhados para o Banco de Leite Humano. Para Adriana Vasconcelos, coordenadora, do Banco de Leite, está é uma boa oportunidade para arrecadação de vidros, “nós precisamos muito de vidros, pois como são frágeis muitos quebram e estamos sempre precisando repor, com esta ajuda dos estudantes nós conseguiremos aumentar nossa captação de leite”, explicou.

Como colaborar com Banco de Leite: Com o objetivo de captar leite materno e incentivar a amamentação, em 2004, a Prefeitura de Vitória da Conquista implantou o Banco de Leite Humano. Os interessados em cooperar podem doar frascos de vidro com tampa de plástico, e as mães que estão amamentando podem doar seu leite excedente para a unidade que fica localizada no Hospital Municipal Esaú Matos. Mais informações pelo telefone (77) 3420-6237.

Secom/PMVC