Vitória da Conquista

Estação de Transbordo: empresa dá início às obras na avenida Lauro de Freitas

A empresa PJ Construções e Terraplanagem, vencedora da licitação para a obra que vai transformar o Terminal de Ônibus da Av. Lauro de Freitas em uma moderna Estação de Transbordo para o transporte coletivo urbano, começou nesta quarta-feira (29) a montar o seu canteiro de obras. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, José Antônio Vieira, “hoje foram iniciadas as instalações provisórias da obra, com os serviços de sondagem e montagem dos tapumes. Isso significa que as obras foram iniciadas”.

A Estação de Transbordo Lauro de Freitas irá funcionar como um ponto de ônibus comum. Ou seja, os coletivos passarão por lá apenas para fazer o embarque e desembarque de passageiros e não ficarão estacionados no local. Com isso, será otimizada a fluidez do trânsito e do tráfego de pedestres.

A Estação será inteiramente coberta, inclusive nas laterais, oferecendo proteção contra o sol e a chuva. O piso será de concreto armado, e as calçadas serão revigoradas pensando na acessibilidade. Nova iluminação e paisagismo também integrarão as mudanças, que visam mais segurança e conforto para os usuários do sistema de transporte coletivo e aos pedestres que circulam na área.

O estudo de viabilidade da Estação de Transbordo foi elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e a Secretaria de Mobilidade Urbana – com apoio de membros do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. O investimento é da ordem de R$ 6.689.375,24, do Finisa.