Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Sem categoria

ESPECIAL 50 ANOS DO GOLPE: “Vitória da Conquista é um exemplo de resistência ao golpe militar”, diz presidente da OAB

POR GABRIEL OLIVEIRA

Dr. Gutemberg Macêdo. Foto: Gabriel Oliveira

Dr. Gutemberg Macêdo. Foto: Gabriel Oliveira

O golpe Militar de 64 completou ontem (segunda-feira) 50 anos. Para discutir sobre o período mais sangrento da história brasileira, diversos eventos estão sendo realizados. Presente no lançamento do Projeto Célula Mater (veja a matéria completa clicando aqui), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macêdo, conversou com nossa reportagem a respeito dos 50 anos do golpe militar.

“Vitória da Conquista é um exemplo de resistência ao golpe militar. Eu acho que foi um período muito triste na realidade do Brasil, com objetivos políticos macros na época da Guerra Fria, e espero que a sociedade brasileira tenha aprendido com o que ela passou. Ninguém cresce, e nenhuma sociedade, em que se precise de restrições de liberdade para se impor, amadurece. O estado democrático tem problemas, mas é muito melhor que existam diversas correntes de pensamento livres para se expressar que uma situação deste tipo. Eu espero que o Estado brasileiro aproveite esta oportunidade de relembrar e discutir sobre a ditadura militar, para fortalecer os princípios da república e a sociedade igualitária”, disse Macêdo.

Sobre as recentes manifestações que tem se espalhado no Brasil, querendo uma intervenção militar na política do país, Macêdo comentou: “eu acho lastimáveis essas manifestações. São pessoas equivocadas que acham que o problema do Estado e da política são resolvidos com a força e com armas. Essas pessoas acham que no período da ditadura não haviam problemas, o que é extremamente irreal”.