Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde Vitória da Conquista

Esaú Matos: conselheiros de saúde dizem não terem sido convidados para sessão

conssaude

Da Redação

A sessão especial promovida pela Câmara Municipal, na manhã de sexta-feira (20), para debater as condições de atendimento no Hospital Esaú Matos ainda dá o que falar. A mesa, composta por representantes da administração municipal, da Fundação Pública de Saúde, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Uesb, não contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Curador do hospital, gerando insatisfação nos conselheiros.

Segundo dois membros do Conselho Curador, Claudionor Dutra e Osvaldo West, uma sessão cujo objetivo era debater a situação do Esaú Matos jamais poderia ter excluído esses conselhos, que fiscalizam o funcionamento da unidade hospitalar. “Nós conhecemos aquele hospital como a palma da mão, nós, os conselheiros, participamos das reuniões, debatemos os problemas, visitamos os leitos, o refeitório, enfim, nós podemos dizer como é o dia a dia dentro do hospital”, afirmou Dutra.

Sobre as denúncias acerca do atendimento e dos óbitos, ele diz que precisam ser apurados e que confia no trabalho do Ministério Público, mas entende a situação como fatalidade. “Nunca presenciamos mau atendimento no Esaú, aliás, podemos dizer que é o melhor hospital de Conquista e da Bahia, é bem servido em todos o sentidos, é triste ver uma unidade como essa ganhar repercussão nacional negativa, ficamos surpresos com a imagem ruim que estão dando ao Esaú Matos”, disse.

A respeito da alimentação precária denunciada pela mídia, com base na informação de pacientes e supostos funcionários, o conselheiro foi taxativo: “Pode até ter ocorrido isso, mas não acredito. É uma das melhores refeições que já presenciei em hospitais, bife de ovo chega a ser ironia. Não estamos aqui desmentindo vereador, apenas dizendo o que a gente presencia na unidade e o que os pacientes dizem”.

Conselho de Saúde

Para os representantes do Conselho Municipal de Saúde, as denúncias contra o Esaú Matos também foram surpreendentes. Conselheiro titular como usuário, Adalberto Dias disse que não entende o motivo de o Conselho não ter sido convidado a participar da sessão. Ainda assim, os membros decidiram fazer uma reunião extraordinária na segunda-feira (23), às 14h, para analisar as denúncias e formar uma comissão para visitar o Hospital Esaú Matos.

“Nós não recebemos denúncias contra o Esaú Matos, por isso vamos visitar a unidade para saber o que está acontecendo e se realmente há problemas estruturais, o papel do conselho é fiscalizar e vamos fiscalizar, entendemos a dor das famílias que aqui estiveram porém nas diversas vezes que lá estivemos nunca detectamos problemas, sempre ouvimos elogios por parte dos pacientes”, garantiu.