Vitória da Conquista

Enxurradas invadem casas e deixam moradores do Miro Cairo “ilhados”

As chuvas que caem sobre Vitória da Conquista desde a tarde de domingo causaram estragos em vários bairros da cidade. No Bairro Miro Cairo, Zona Oeste da cidade, a enxurrada invadiu casas e alagou as ruas da parte baixa que não receberam as obras de drenagem e pavimentação asfáltica, a exemplo da Circular 6, 7 e 8, e Porto Seguro, próximo à creche.
O Miro Cairo recebeu recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para as obras de pavimentação, mas onze ruas ficaram sem asfalto, pois algumas não têm esgotamento sanitário e outras dependem de obras de drenagem, como é o caso das circulares. As ruas que não foram beneficiadas são Circular 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, Cassimiro de Abreu, Agelin, Ariano Suassuna e uma Radial Lado Oeste.
A obra foi dada por concluída em novembro de 2019. Desde então, os moradores vêm sofrendo com constantes alagamentos provocados também pelas obras realizadas na parte mais alta do bairro, já que a enxurrada desce para a parte baixa. Em algumas das ruas citadas, como é o caso da Circular 7, não há saída de água e até um terreno por onde a enxurrada estava sendo desviada foi fechado com um muro pelo proprietário. “Estamos aqui ilhados, um sofrimento terrível”, disse Erinaldo, morador da Rua Circular 7.
Em meados de setembro, o presidente da Câmara, Luciano Gomes, promoveu uma reunião por videoconferência com uma comissão de moradores do Miro Cairo e o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, quando eles foram informados de a empresa vai concluir o esgotamento sanitário do bairro até o final do primeiro semestre de 2021, para que a obra de pavimentação seja concluída.
“A gente recebeu essa certeza da Embasa, mas até lá é preciso que a prefeitura adote algumas medidas emergenciais para minimizar o sofrimento dessas famílias, não podemos admitir que os moradores passem por essa situação, isso é calamidade, requer medidas emergenciais para dar um destino a essa água”, disse o presidente.
Confira o vídeo: