Política Vitória da Conquista

Entrevista: Presidente fala sobre expectativas para 2014, concurso da câmara, eleições 2014 e outros assuntos

Fernando Vasconcelos. Foto: Gabriel Oliveira

Fernando Vasconcelos. Foto: Gabriel Oliveira

Blog da Bia Oliveira: Fernando, mais um ano se inicia nesta semana no legislativo conquistense, quais são as expectativas e o que a câmara traz de novo para este ano?

Vereador Fernando Vasconcelos: Encerramos 2013 com muito trabalho e 2014 estamos iniciando nesta quarta-feira em uma sessão com uma mensagem do prefeito e com grande expectativa, tendo em vista que as ações que nós aguardamos, pela fala do prefeito, são positivas. A cidade vive um grande momento, a câmara de vereadores está pronta para o debate, que envolve temas diversos, e com certeza teremos um início do trabalho legislativo com muita força, por isso que estamos muito confiantes que Conquista terá grandes investimentos este ano.

Blog da Bia Oliveira: E o saldo que você faz do ano de 2013?

Vereador Fernando Vasconcelos: Muito positivo. Um ano em que foi possível aprovar projetos importantes, onde nós conseguimos um orçamento que está passando da barreira dos 500 milhões para investimentos em diversas áreas, principalmente saúde e educação que é o foco principal, conseguimos sanar o problema da água através da adutora do Catolé, questão do esgotamento sanitário, retirando o “pinicão”, a concretização do aeroporto, investimentos do PAC, pavimentação de diversas ruas de bairros da cidade, projetos importantes na área da cultura e do esporte. Então, foi possível, pontuando tudo isso, que a cidade vive este bom momento, com o compromisso de continuar porque as coisas não param, e por isso 2013 foi importante. Aquilo que ficou pendente como a questão do Espaço do Menor, do presídio, a questão de acompanhar os avanços na segurança pública, nós vamos continuar 2014 na mesma pegada para com certeza trazer mensagens concretas e positivas para nossa cidade.

Blog da Bia Oliveira: E os novos equipamentos que a Câmara está trazendo, como irão funcionar?

Vereador Fernando Vasconcelos: A câmara vive um momento importante. A parte estrutural foi toda equipada, nós conseguimos organizar tudo, adquirimos mais um carro, a parte do incentivo ao uso da bicicleta, para que o servidor possa utilizar um equipamento apropriado, a reforma da parte administrativa e da presidência e agora o mais importante é o que nós vamos entregar neste mês de março: um espaço cultural, compreendendo a música, teatro, cinema, artes e tudo gratuito, se localiza no coração da cidade e é um espaço que nós preparamos com muito carinho, respeitando a arquitetura de um prédio histórico, e com certeza este contato direto da população para com o legislativo vai cada vez mais se aproximar com um espaço como este.

Blog da Bia Oliveira: E o concurso da câmara? Como e quando vai ser, e qual é a expectativa de vagas e o prazo para sua realização?

Vereador Fernando Vasconcelos: Está tudo dentro do cronograma. Estamos na fase final de ajustes, pontuando as questões internas. Já iremos preparar o contato com a empresa, sendo que faremos o concurso através de fundação, para que haja a dispensa de licitação. O que eu quero dizer para a cidade é que dentro destes 6 a 7 meses, o concurso será realizado e nós estamos trabalhando para isso, e a expectativa é que no fim do ano de 2014 nós já estejamos dando posse para os novos concursados. O concurso abrirá vagas para a parte administrativa, serviços gerais, motoristas, portaria, jornalismo e outras, e mesmo não sendo muitas vagas, serão elas de extrema importância no que se refere às funções que hoje estão ocupadas por contratos, algo que se encerrará no legislativo conquistense.

Blog da Bia Oliveira: Outra pauta que surge para o ano de 2014 é a sua sucessão na presidência da câmara, já que haverá eleição no fim do ano. Como o partido está se movimentando e qual é a expectativa para estas eleições?

Vereador Fernando Vasconcelos: É natural que um ano antes do processo se inicie essas conversas, mas estamos tranquilos, afinal além do partido nós temos um grupamento pelo qual fomos eleitos por duas vezes consecutivas, com o apoio de todos os vereadores, e vamos trabalhar para que o próximo presidente siga a mesma linha de união em torno da mesa diretora. Mas quero deixar claro que esse assunto, oficialmente, só iremos debater após as eleições de outubro, em que, após isso, iniciaremos os debates e movimentações, mas é natural que exista essas conversas, o que faz parte do processo democrático.

Blog da Bia Oliveira: Quais são as expectativas para as eleições de 2014?

Vereador Fernando Vasconcelos: As expectativas são boas. Iremos trabalhar fortemente para a eleição da companheira Dilma, do candidato escolhido para a disputa ao governo do estado, o Rui Costa, e aqui em Conquista iremos permanecer trabalhando na linha dos deputados Waldenor e Zé Raimundo. Então estamos confiantes neste processo e nesta linha de trabalho.

Blog da Bia Oliveira: Fugindo da questão da presidência, o que o vereador Fernando Vasconcelos traz para 2014?

Vereador Fernando Vasconcelos: Às vezes até se esquece que por traz da presidência tem um mandato de vereador, né?! (risos) Mas o nosso mandato tem pautado temas importantes, e estamos trabalhando por toda a cidade, principalmente nas questões da educação, valendo ressaltar que estivemos recentemente em Brasília, no Ministério da Educação, onde já está aprovado e tudo leva a crer que em 2015 haverá o vestibular de medicina para o campus da UFBA aqui em Conquista, o que é um grande sonho da sociedade, e estamos trabalhando para isso juntamente com os deputados Waldenor e Zé Raimundo e com o prefeito Guilherme. Na questão do anel rodoviário, estamos trabalhando juntamente com os deputados, prefeito e com a participação decisiva do vereador Luciano Gomes, tendo em vista que o Ministro dos Transportes, César Borges, já deu o aval para a construção dos viadutos nos três pontos do anel. No que se refere ao nosso mandato, estamos focados no esporte, acompanhando de perto a melhoria da infraestrutura de quadras, do estádio Lomanto Júnior e do Edvaldo Flores, também focando nas comunidades em que trabalhamos sempre, como Veredinha, Patagônia, Vila América, e Urbis VI, com um destaque aos bairros do lado sul da cidade, na questão da segurança pública estamos trabalhando em cima da construção e uma terceira companhia, para que a zona rural possa ter uma CIPM específica, atendendo somente aos distritos e às comunidade rurais, e a câmara tem um papel decisivo neste sentido, pois as conversas já estão bem adiantadas, sendo que o comandante geral já deu o aval e há a expectativa de que neste primeiro semestre o projeto de já vá para votação na Assembleia Legislativa. Então se percebe que é um leque de ações que visam à união de forças sempre buscando o melhor para Conquista.

Blog da Bia Oliveira: Algo a acrescentar?

Vereador Fernando Vasconcelos: Só gostaria de agradecer o espaço, parabenizar o Blog da Bia Oliveira, e ressaltar a importância que o meio de comunicação tem em Vitória da Conquista, principalmente por ser uma porta de entrada para que a comunidade chegue à câmara e mande sugestões e críticas, pois um dos nossos objetivos é este: construir um legislativo sempre aberto ao diálogo.