Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Geral Vitória da Conquista

Encontros em homenagem a Jorge Melquisedeque‏

Convite_Jorge 60 Anos_IntAscom/Uesb

Em 23 de abril de 1953, em Vitória da Conquista, nasceu Jorge Luiz Melquisedeque da Silva. Seu talento e dedicação às artes despontaram desde cedo. Escritor, cantor, roteirista, publicitário, videomaker, cinéfilo, agitador cultural… Projetou e executou vários eventos culturais, prefaciou livros e emitiu pareceres sobre trabalhos de artes plásticas, literatura, música e teatro. Sua capacidade de percepção do mundo o tornou uma referência enquanto ser humano e profissional.

A experiência com o cinema marcou a sua vida. Ainda na infância era frequentador dos cinemas da cidade, encantamento que herdou da família. Seu pai trocou uma casa por uma sala de cinema em Planalto e também fazia sessões itinerantes pela região, com dois projetores móveis de 16 milímetros, período em que, para Jorge, ele viveu uma “aventura cinematográfica”. Entre vários projetos de cinema que abraçou, foi também membro do Clube de Cinema Glauber Rocha, cineclube que surgiu em Vitória da Conquista em 1975.

Como o mais antigo funcionário da Uesb, Jorge participou de momentos decisivos da história da Instituição. Idealizou e coordenou o projeto Janela Indiscreta e a Produtora Universitária de Vídeo. Compartilhou sua paixão pelo cinema com muitas pessoas, dedicou-se a grassar o acesso à sétima arte em toda parte que passou. Faleceu aos 48 anos de idade, em 4 de novembro de 2001.

Para homenagear a pessoa e o profissional especial que foi Jorge Melquisedeque, o Janela Indiscreta, um dos frutos do seu trabalho que permanecem, realiza, junto com familiares e amigos, dois encontros, um no dia 23 de abril e outro no dia 30, sempre às 19 horas, no Teatro Glauber Rocha. A programação conta com exibições de vídeos, músicas, poesias, entre outros registros, e todos estão convidados a participar.

Informações pelo e-mail janelaindiscretacinevideo@gmail.com ou pelo telefone (77) 3425-933