Serviços Públicos Vitória da Conquista

Embasa divulga início de obras de esgotamento nos bairros Henriqueta Prates e Urbis II e III

A equipe da Embasa destacou, ainda, a responsabilidade de cada usuário ligar sua residência à rede coletora de esgoto em até 90 dias a partir da notificação emitida pela empresa

A equipe da Embasa destacou, ainda, a responsabilidade de cada usuário ligar sua residência à rede coletora de esgoto em até 90 dias a partir da notificação emitida pela empresa

Com o anúncio da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista, iniciada neste mês de julho, representantes da empresa se reuniram com moradores dos bairros contemplados para prestar esclarecimentos sobre a obra. Realizada pela Embasa com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), esta etapa atenderá os bairros Henriqueta Prates e Urbis II e III.

 As informações atualizadas sobre o andamento dos trabalhos e as orientações para fazer as ligações intradomiciliares de esgoto foram apresentadas em reuniões comunitárias realizadas em colégios, nos próprios bairros, com a participação de equipes técnica e social da Embasa. A primeira reunião no bairro Henriqueta Prates foi realizada no dia 18 de julho, na Escola Municipal Dr. Gildásio Pereira Castro. O encontro com os moradores das Urbis II e III aconteceu na segunda-feira (25), no Colégio Estadual Orlando Leite.

Além de questões relacionadas ao serviço de esgotamento sanitário que será disponibilizado nesses bairros, a equipe da Embasa destacou, ainda, a responsabilidade de cada usuário ligar sua residência à rede coletora de esgoto em até 90 dias a partir da notificação emitida pela empresa. “Precisamos esclarecer a população sobre as ações técnicas que executaremos com a obra de esgotamento sanitário e o que é de competência de cada morador. Estamos lidando com a implantação de redes coletoras e de ramais prediais de esgoto, que, apesar de causarem transtornos temporários durante a execução da obra, trará benefícios à saúde pública e ao meio ambiente”, destacou o analista de saneamento Diogo Castro, que participou das reuniões juntamente com a assistente social Maísa Neves e a técnica ambiental Queith Moreira.

A moradora Elisângela Pacheco participou da reunião realizada no bairro Henriqueta Prates e saiu satisfeita com o que foi apresentado. “Para mim, em primeiro lugar, esta obra traz benefício à saúde. Tem muitos vizinhos que não têm cuidado e, no bairro, é cheio de fossa derramando água suja pelas ruas. Eu tenho filhos pequenos e tenho medo que eles adoeçam. É uma conquista muito grande, a gente está precisando desse esgotamento aqui”, comemora.

Nesta segunda-feira (25), a obra para implantação de aproximadamente 2,8 km de rede coletora de esgoto foi iniciada no bairro Henriqueta Prates. Quanto ao serviço nas Urbis II e III, para assentamento de 4,2 km de rede coletora, a previsão é que seja iniciado ainda neste semestre.