Saúde Vitória da Conquista

Em surto, distrito tem taxa da dengue 22 vezes maior que indicada pela OMS

Taxa de imóveis infectados no local é de 22%; OMS recomenda 1%

O distrito de Lagoa Grande, que fica no município de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, enfrenta um surto de dengue. O índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti, que equivale a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do transmissor da doença, é de 22% no distrito, bem maior que o tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%. Os dados fazem parte do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado ano passado na região.

Segundo a Secretaria de Saúde de Cândido Sales, até o dia 28 de janeiro, 130 casos suspeitos dengue, chikungunya e zika foram notificados na cidade. A maioria foi de dengue.

Cerca de 80% dos registros da doença no município foram feitos no povoado de Lagoa Grande, que tem 2.500 habitantes. Por causa do aumento no número de casos suspeitos de dengue, agentes de endemias tem usado o fumaçê para combater o mosquito Aedes Aegypti. Eles estão indo de casa em casa e quase sempre encontram recipientes com água parada.

O surto tem levado muitas pessoas a procurar atendimento médico e o posto de saúde do distrito tem ficado quase os todos dias lotado. A aposentada Wildizir das Neves não sai de casa sem um estoque de repelente e diz que pensa em se mudar da cidade por conta da situação. “Morei há 40 anos em São Paulo, estou aposentada para morar aqui. Mas se continuar comprando repelentes e correndo risco de vida, não vou poder ficar”, afirma.

Além da preocupação com a dengue, chikungunya e zika, um caso de febre amarela no município é investigado. A vítima é um homem de 35 anos que morreu no mês de janeiro. “Nós fizemos todo o bloqueio na casa do rapaz que teve o óbito, também fizemos coleta de sangue dele e estamos esperando o resultado”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Nilma Cardoso.

Fonte: G1 Bahia