Vitória da Conquista

Em Sessão Especial, Câmara de Vereadores comemora 50 anos do 9º Batalhão da PM

A sessão foi realizada no Plenário Carmen Lúcia

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Sessão Especial, nesta sexta-feira (27), para comemorar e homenagear o cinquentenário do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Vitória da Conquista (9º BEIC).

Além da participação de vereadores e representantes da Polícia Militar (PM), a sessão contou com exibição de vídeo sobre a história do 9º BEIC e apresentações da Banda de Música da Polícia Militar, que também recebeu homenagem pelos 37 anos de existência. A sessão foi presencial e teve transmissão pelas redes da Câmara.

Coragem e parceria com a comunidade – O Tenente-coronel Fernando Leite destacou que a grandeza do 9º BEIC foi construída com a garra e a coragem de quem passou e passa por ele. “A casa onde comecei a minha carreira. Foi onde tudo começou. Não tínhamos coletes, não tínhamos pistolas, mas tínhamos coragem”, apontou ele.

O militar ressaltou ainda que a PM conta com o respeito da comunidade conquistense. “Aqui constituí a minha família e sei do respeito que a comunidade tem pela Polícia Militar”, pontuou. “A gente se envolve com a comunidade porque nós somos comunidade”, concluiu Leite, destacando a parceria que existe entre a PM e a população.

Batalhão é unidade de excelência – Já o comandante do 9º BEIC, Tenente-coronel PM José Andrade Souza Júnior, agradeceu a homenagem e falou da história do Batalhão. “De 1971 a 2009, nossa missão era o policiamento ostensivo. Depois de 2009, passamos a ser responsáveis pela instrução e capacitação dos policiais da região Sudoeste. Hoje, somos considerados unidade de excelência dentro da Polícia Militar da Bahia”, afirmou o comandante. Ele ainda destacou as adequações recentes. “Estamos ingressando no ensino a distância, híbrido, semipresencial. Tivemos que nos preparar e nos adequar para não comprometer o fluxo de carreira dos nossos policiais”, explicou Souza Júnior.

O comandante do 9º BEIC destacou também o compromisso dos policiais com o bem-estar da comunidade, por meio de ações como campanhas de arrecadação de alimentos. Ele finalizou agradecendo aos policiais que compõem o quadro efetivo do 9º BEIC, pelo desempenho na instituição, aos vereadores e ao povo conquistense.

Trabalho do Batalhão é destaque em toda a Bahia – O Major PM Vagner Ribeiro Almeida, comandante da 77ª CIPM, ressaltou que Vitória da Conquista tem o melhor Batalhão de ensino do estado da Bahia. Ele ainda destacou que o trabalho feito pelo 9º Batalhão propiciou a formação de companhias que se destacam em toda a Bahia. O Major falou do vínculo dos soldados com a comunidade e ressaltou que a PM vai além do trabalho de segurança pública, tem responsabilidade social. Para ele, é importante ressaltar que são as pessoas que fazem a diferença nas instituições.

Evolução do 9° BEIC – O comandante da 78ª CIPM, Capitão PM Márcio Henrique Chagas Carvalho, prestou uma homenagem a todos os militares que fizeram parte da história do Batalhão. “Todos que derramaram seu sangue pela segurança pública são os responsáveis por hoje, o Batalhão estar nesse patamar de prestação de serviços de qualidade”, parabenizou o comandante.

Parceria e reconhecimento – O comandante do Colégio da Polícia Militar (CPM), Tenente-coronel Selmo Luís de Sales, ressaltou a parceria com a população. “Participamos, construímos uma história dentro da cidade. Essa história só é melhor porque ela faz uma ligação direta com a comunidade conquistense”, disse. Ainda em seu pronunciamento, o comandante reconheceu os esforços de quem iniciou e deu continuidade ao trabalho no Batalhão. “Fizeram muito quando as condições eram muito piores do que a que temos hoje. Por isso o meu reconhecimento”, finalizou.

Batalhão se destaca por parcerias – O vereador delegado Marcos Vinicius (Podemos) representou o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Fabiano Aurich. Ele parabenizou a PM por 50 anos de contribuição à segurança pública em Conquista. Vinicius destacou também o trabalho dos soldados e oficiais. “O trabalho dos praças é muito difícil. Parabéns aos oficiais por organizarem toda essa estratégia para garantir a segurança da nossa cidade”, afirmou o vereador, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil.

Parceria deve continuar – O presidente do Conselho de Segurança, Célio Barbosa, parabenizou o 9º Batalhão pelos 50 anos de trajetória. Ele destacou que o conselho mantém parceria com a PM em várias ações e é uma honra participar do momento de homenagem à corporação. Célio desejou mais 50 anos de sucesso ao BEIC.

Serviços de qualidade – O capitão Cristóvão João Vieira Lemos, comandante da Guarda Municipal, parabenizou o 9° Batalhão pelos cinquenta anos de existência e pela qualidade dos serviços prestados em Vitória da Conquista. “Não é só uma escola que forma profissionais da área de segurança, como também forma cidadãos e cidadãs para a vida lá fora”, completou o comandante.

Justa homenagem – Secretário municipal de Educação, Edgard Larry afirmou que a sessão é uma justa homenagem. “Este é um momento histórico, uma homenagem importantíssima para essa briosa instituição”, apontou, e completou. “Ao longo destes 50 anos, o 9º Batalhão vem dispensando um contributo fundamental para a nossa sociedade”, emendou. Larry ainda frisou: “Devemos estar todos rendendo aplausos ao 9º BEIC e à Polícia Militar que, ao longo dos anos, vem transformando vidas, exercendo o seu papel educativo”, disse Larry.

O secretário lembrou do convênio assinado entre a PM e a Prefeitura Municipal para a implantação do sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar na rede municipal de ensino. A primeira escola onde o sistema será implantado é a Profª Edivanda Maria Teixeira, no Jardim Valéria. “Temos certeza de que trará grandes benefícios para a nossa comunidade”, assegurou.

Vinte oficiais e amigos da PM receberam homenagem da Câmara pelo aniversário do Batalhão e pelo trabalho de formação de policiais militares da Bahia.