Vitória da Conquista

Em nota, Prefeitura se pronúncia sobre desocupação de assentamento “foi feita dentro da lei”

 

Após a repercussão da desocupação de 300 famílias no assentamento Alto da Universidade, em Vitória da Conquista, no feriado de São João (24), a Prefeitura divulgou uma nota nesta sexta-feira (25), em seu site oficial.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista a “ação de desocupação de uma área do município foi feita dentro da lei, cumprindo o poder de polícia que lhe cabe, tendo os líderes do movimento conhecimento de que não poderiam permanecer no local”.

Diferente do que foi informado pelos moradores do assentamento, a nota diz que “a ação se deu de forma pacífica, com o acompanhamento da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, sem que pessoas ou animais tenham sido atingidos fisicamente”.

A nota também diz que “que não houve acordo com o movimento para a sua manutenção na área, e que o conhecimento de que estava ocorrendo comercialização de lotes, agravando a irregularidade, exigiu a urgência da desocupação”.

Por fim, a Prefeitura finaliza a nota informando que “reafirma que as secretarias municipais estão abertas ao diálogo para encontrar, junto com a sociedade, a solução para os problemas sociais que se agravaram com a pandemia”.

Nesta sexta-feira (25), Lane Lima, moradora do assentamento, informou ao Blog do Sena que a Prefeitura enviou uma assistente social para realizar um cadastramento. “Hoje que eles mandaram uma assistente social para poder fazer o cadastro, mas só que a gente não aceitou. Porque a gente já tinha mandado a ata para lá, porque eles não resolveram? Ou então eles avisassem a gente que a gente teria tirado as coisas, mas já veio de surpresa”, ressaltou Lima”.

Outro morador, Vanderlei Alves Reis, disse também que vão permanecer no local até que a prefeita Sheila Lemos (DEM) resolva pessoalmente a situação. “Nós vamos ficar aqui até ela (prefeita) vir direto conversar com nós, arrumar uma área para a gente trabalhar, plantar e colher”, finalizou Reis.

Veja a nota da Prefeitura na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista esclarece que a ação de desocupação de uma área do município, ocorrida na manhã de ontem (24), foi feita dentro da lei, cumprindo o poder de polícia que lhe cabe, tendo os líderes do movimento conhecimento de que não poderiam permanecer no local.

A ação se deu de forma pacífica, com o acompanhamento da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, sem que pessoas ou animais tenham sido atingidos fisicamente.

Também vale registrar que a equipe de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura de Urbana (Seinfra) foi mais de uma vez à área, solicitando a desocupação do terreno, e que equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) estiveram no local para garantir a atenção às cerca de 20 famílias ocupantes, mas foram proibidas de fazer o seu trabalho.

A Prefeitura de Vitória da Conquista reitera que não houve acordo com o movimento para a sua manutenção na área, e que o conhecimento de que estava ocorrendo comercialização de lotes, agravando a irregularidade, exigiu a urgência da desocupação.

Por fim, a Prefeitura de Vitória da Conquista, reafirma que as secretarias municipais estão abertas ao diálogo para encontrar, junto com a sociedade, a solução para os problemas sociais que se agravaram com a pandemia.

Secretaria Municipal de Comunicação

Vitória da Conquista, 25 de junho de 2021

 

//Blogdosena.