Meio Ambiente Vitória da Conquista

Em 100 dias de governo, Meio Ambiente realiza manutenção e revitalização de 80 áreas verdes

Os serviços estão sendo realizados de forma integrada com outras secretarias municipais

O Governo Mais Perto de Você pretende fazer de Vitória da Conquista uma cidade mais arborizada. Nos primeiros 100 dias de governo, as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se concentraram na revitalização de praças, avenidas, canteiros e áreas verdes do Município. Os serviços estão sendo realizados de forma integrada entre as secretarias municipais, a exemplo da Secretaria de Serviços Públicos, que realiza mutirões de limpeza em vários bairros da cidade e localidades da zona rural.

O plantio de mudas está sendo feito pela equipe de jardineiros da SEMMA

A primeira frente de trabalho esteve no Parque da Lagoa das Bateias no dia 04 de janeiro. Apesar de ser uma área de lazer e de grande concentração de casas, o local estava abandonado, sem um serviço regular de manutenção. De lá pra cá, cerca de 80 espaços públicos receberam serviços de plantio de mudas de árvores; poda de gramado, árvores e arbustos e monitoramento das espécies.

“Nós reimplantamos em algumas avenidas o modelo de paisagismo clássico com o toque tropical das plantas adaptadas ao clima da cidade. Nós trabalhamos com palmeiras ornamentais, grama especial e iluminação cênica que deu um outro visual, mostrando a nova cara do governo”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

Na Zona Rural, o Meio Ambiente esteve em São João da Vitória, Bate Pé e Inhobim realizando podas de arbustos e manutenção dos jardins. “É um trabalho que temos muito prazer em realizar, pois temos um retorno imediato. A equipe é bem recebida pela comunidade e no final do dia as pessoas vêm nos agradecer pelo serviço”, comentou a secretária da pasta.

Além da revitalização, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz um monitoramento periódico de algumas áreas, a exemplo do Estádio Municipal Lomanto Júnior. Para realizar esses serviços de manutenção dos logradouros e o plantio de mudas, a Secretaria conta com pouco mais de 20 jardineiros. “São jardineiros que valem por três. São pessoas que têm responsabilidade com o serviço; precisando, eles estão sempre dispostos”, afirmou Luzia, que também acompanha de perto o trabalho de produção de mudas e o plantio dessas árvores.

Licença ambiental – Nesses 100 dias, a Secretaria concluiu também os processos de licenciamento ambiental que não foram finalizados na antiga Administração Municipal. Atualmente, o setor recebe cerca de 20 pedidos de licença por mês. Segundo a secretária de Meio Ambiente, as licenças estão sendo liberadas sem nenhuma demora, “pois quando existe alguma pendência, nós entramos em contato com os empresários e eles nos respondem. Isso foi um ponto muito positivo neste governo”.