Vitória da Conquista

Dudé destaca reformas do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município em entrevista ao Balanço Geral 

Na tarde desta quarta-feira, 05, o presidente da Câmara Municipa de Vitória da Conquistal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), concedeu entrevista ao Programa Balanço Geral, da Rede Record, apresentado pelo jornalista Tom Ribeiro. E

ntre os diversos assuntos tratados estão as reformas do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município. Dudé esclareceu a necessidade da reforma do RI, criado em 2008 e reformulado em 2012, mas que se tornou omisso em diversas situações, como a questão da pandemia que exigiu a tomada de decisões não previstas no documento, a exemplo da posse virtual do ex-prefeito Herzem Gusmão, que se encontrava hospitalizado.

 

Outro assunto tratado foi o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e a reforma administrativa, que, segundo Dudé, tornaram-se necessários e urgentes diante do atual contexto.

 

A relação harmoniosa do legislativo conquistense com o Executivo Municipal também mereceu destaque. Dudé reforçou a importância da boa relação entre os dois poderes para dar celeridade ao desenvolvimento de Vitória da Conquista, visando, entre outras coisas, a geração de emprego e renda. “Veja que a última indústria que chegou à cidade foi em 2004, gerando 1.700 empregos diretos, depois disso não veio mais nada”, disse.

 

A barragem do Rio Pardo também recebeu a atenção do vereador. Segundo Dudé, o projeto já está pronto e só depende de empenho político para atrair os recursos necessários à construção da barragem.

 

Obras do Finisa – A execução das obras do Finisa 1 e 2 foi abordada durante a entrevista. O presidente informou que, graças à Câmara, o Município recebeu R$ 45 milhões do Finisa I, e R$ 60 milhões do Finisa II, para a realização de diversas obras estruturantes em bairros como Conveima I, Bruno Bacelar, Renato Magalhães, além de reforma do Murilão, revitalização do Rio Verruga e do Poço Escuro, Estação de Transbordo, substituição da iluminação antiga por lâmpadas de led, entre outras. “‘Eu digo sempre que essas obras têm a digital da Câmara de Vereadores”, afirmou.

 

Outros – Também foram tratados temas relacionados às demandas da Zona Rural, atuação das comissões permanentes da Câmara, apoio ao futebol feminino, a relação com os novos vereadores, inauguração da Rádio Câmara FM e o retorno das sessões presenciais, marcado para o dia 04 de agosto, após o recesso de meio de ano.