Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Vitória da Conquista

Domingo, 21, é dia da decisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador

Foto: Eliezer Oliveira

Foto: Eliezer Oliveira

No próximo domingo, 21, antes de ligarem seus aparelhos de televisão à tarde para assistir aos jogos de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, os conquistenses poderão dedicar suas manhãs a acompanhar uma partida aqui mesmo na cidade, ao vivo e com entrada franca. É a finalíssima do Campeonato Municipal de Futebol Amador: Beira-Mar, do bairro Santa Terezinha, e Maru, do Alto Maron. A competição vai começar às 10h45 no Estádio Municipal da Zona Oeste, o popular “Murilão”, no bairro Bruno Bacelar.

Para os torcedores, o jogo final terá atrativos típicos de um verdadeiro tira-teima, já que as duas equipes se classificaram para as finais com campanhas equilibradíssimas. Ambas terminaram a primeira fase como as primeiras colocadas em seus respectivos grupos, possuíam o mesmo número de vitórias e de pontos ganhos, e ainda apresentavam saldos de gol idênticos. “Eles tiveram os dois melhores elencos do campeonato”, registrou o presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), Leonésio Moreira, que espera ver pelo menos 4 mil torcedores acompanhando a decisão no estádio.

Se havia tamanho equilíbrio entre os finalistas, o quadro se alterou de forma sutil no primeiro jogo da final, realizado no último dia 14: o Beira-Mar venceu por 1 a zero e conquistou a vantagem de jogar pelo empate na finalíssima do dia 21. Além disso, a equipe tem chances concretas de fazer o artilheiro da competição: ao marcar o gol da vitória no primeiro jogo, o centroavante Buba isolou-se na artilharia com 7 gols – um a mais que o também centroavante Pena, do já eliminado Kadija.

‘Parceria’ – O Campeonato Municipal de Futebol Amador é promovido há mais de 50 anos pela Liga Conquistense de Desportos Terrestres, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Participam também da iniciativa a Federação Baiana de Futebol e a Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva.

Além do torneio principal, a LCDT promove ainda o da segunda divisão, que conta com 12 equipes. Há ainda os torneios que envolvem times sub-13 e sub-15, formados por adolescentes matriculados em escolinhas de futebol de Vitória da Conquista. Todas essas competições estão em andamento e devem durar até novembro.

“Quero destacar a parceria que sempre tivemos com a Prefeitura Municipal. Agradecemos muito pelo suporte logístico e institucional que recebemos”, disse Moreira, referindo-se ao apoio oferecido pelo Governo Municipal, que se responsabiliza pelo pagamento dos árbitros e por disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a competição – a cessão do estádio, por exemplo, que recebe todos os jogos até que a Prefeitura conclua a revitalização do Estádio Municipal Edvaldo Flores, atualmente em andamento.

‘Estímulo, incentivo, apoio’ – A depender de ambas as partes, a parceria deverá perdurar ainda por vários campeonatos. “É prioridade para o Governo Municipal estimular, incentivar e apoiar toda e qualquer manifestação esportiva que acontece na cidade”, assegurou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso.