Geral Vitória da Conquista

Dezesseis dias de ativismo mobiliza sociedade em favor do fim da violência contra as mulheres

Gabriel Oliveira|Jornal A Semana

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro – declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos.

Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

Angélica Andrade. Foto: Gabriel Oliveira

Angélica Andrade. Foto: Gabriel Oliveira

Em Vitória da Conquista, a campanha que teve início na terça-feira (19) seguirá até o dia 13 de dezembro. Segundo Angélica Andrade, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV), “os dezesseis dias de ativismo são dias que marcam a luta da mulher contra a violência doméstica e familiar e ela, na verdade, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade como um todo para abraçar essa campanha na luta contra essa violência. Esse movimento dos dezesseis dias de ativismo está completando, agora em 2013, 22 anos aqui no Brasil”.

Este ano, uma série de mobilizações será realizada mais uma vez em Vitória da Conquista, boa parte contando com apoio direto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e do próprio CRAV. Na terça-feira (19), a mobilização teve início com o Dia da Consciência Negra, tendo em vista que essa data também representa um movimento onde a mulher está inserida por conta de que tem-se um considerável número de mulheres negras vítimas de violência doméstica e familiar. O dia 25 novembro é a data que marca o dia mundial de combate à violência contra a mulher, e nesse dia a mobilização se dará na praça Nove de Novembro, com a realização diversas atividades de conscientização; o dia 1 de dezembro é o Dia Mundial da AIDS, também considerando que muitas mulheres sofrem por terem contraído o vírus; o dia 6 de dezembro é marcado pelo massacre das mulheres de Montreal, Canadá, e marca a campanha do laço branco, que é o homem levantando a bandeira em prol do combate à violência contra a mulher; e o dia 10 dezembro é considerado o dia nacional dos Direitos Humanos.