Vitória da Conquista

Desfile de 7 de Setembro: Vitória da Conquista comemora os 192 anos da Independência do Brasil

FOTOS: GABRIEL OLIVEIRA

FOTOS: GABRIEL OLIVEIRA

O 7 de Setembro é a data magna do civismo para os brasileiros. Em comemoração deste dia, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, na manhã deste domingo, um grande desfile na Avenida Integração. O festejo, que já é tradição no município, reuniu milhares de pessoas, de todas as faixas etárias, que desfilaram e acompanharam o cortejo que marcou os 192 anos de Independência do Brasil.

Representando a Administração Municipal, estiveram presentes, no palanque oficial, o prefeito Guilherme Menezes, o vice-prefeito Joás Meira e secretários municipais, além de vereadores, oficiais, entre outras autoridades.

Em sua fala, o prefeito Guilherme Menezes contemplou a importância de manter a tradição do grande desfile que comemora a Independência do Brasil. “A cada ano, aumenta a participação das entidades civis, dos militares e das secretarias municipais” afirmou o gestor, que ainda destacou: “É um momento de reflexão e celebração pela boa fase de desenvolvimento que o país está passando”.

Instituições militares foram, mais uma vez, destaque no desfile cívico do 7 de setembro

Instituições militares foram, mais uma vez, destaque no desfile cívico do 7 de setembro

Para o líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt, o evento proporciona à população um momento de encontro e resgate da sua própria história. “O desfile de 7 de Setembro é um momento enriquecedor, em que boa parte dos conquistenses participa e celebra, junto, essa importante data”, afirmou.

Parada cívica – O desfile foi iniciado pela ala militar composta pelos ex-combatentes, pelo Exército Brasileiro, pelos oficiais do 9° Batalhão e do Colégio da Polícia Militar (PM) da Bahia, pelas Companhias Independentes da PM, pelo Grupamento de Bombeiros, pelo Tiro de Guerra e pela Polícia Rodoviária Estadual. O cortejo dos militares impressionou o público pela sincronia dos passos, organização e disciplina.

No palanque oficial, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à juventude deste município – no período de 1996 a 2001 – o prefeito Guilherme Menezes, representando a comunidade de Vitória da Conquista, prestou uma justa homenagem ao Capitão Veloso, outorgando-lhe um Pleito de Gratidão.

Posteriormente, desfilaram as outras alas cujos integrantes representavam a sociedade civil, a exemplo do Clube de Desbravadores Aventureiros da Igreja Adventista do 7° Dia e do Grupo da Terceira do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Também passaram pela Avenida, servidores municipais, alunos de escolas municipais e estaduais, fanfarras, a Filarmônica Municipal, o Grito dos Excluídos – manifestação popular que é organizada por igrejas e movimentos sociais – e o Levante Popular. O desfile foi finalizado com o Projeto Redenção de Vitória da Conquista, realizado, há oito anos, por várias igrejas evangélicas da cidade e que tem por objetivo orar pelo município.