Bahia Política Vitória da Conquista

Deputado Rosemberg Pinto sugere a Rui Costa não participar de inauguração do aeroporto Glauber Rocha

Rosemberg diz que Rui será vaiado durante inauguração, pois só teve direito a 70 convites

O imbróglio com a inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista parece não ter fim. Depois da visita do governador e Rui Costa (PT) ao equipamento na última quinta-feira (18), inclusive com a decolagem do avião saindo do Glauber Rocha, tirando do presidente Jair Bolsonaro essa ‘honra’, a confusão agora é com a solenidade inaugurativa. O problema é que o governador Rui Costa está sendo escanteado pela equipe presidencual e terá direito a apenas 70 dos 300 convites enviados. Isso levou a um comentário do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT). Ele defendeu neste domingo (21) que Rui Costa não participe do ato de inauguração, marcado para a próxima terça-feira (23) com a presença do presidente da República.

“Primeiro pela deselegância e preconceito do presidente contra os governadores do Nordeste. Segundo, Bolsonaro quer organizar um evento só para a elite. Nós queremos uma cerimônia para o povo”, defendeu o líder governista, ao criticar os critérios utilizados pela presidência da República na organização do ato de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha.

“Só poderão participar apenas 300 pessoas. O governador só terá direito a convidar 70 pessoas. O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, terá direito a 50 convidados e Bolsonaro outros 150 convidados, além de 30 jornalistas. Ou seja, serão 200 pessoas para vaiar o governador Rui Costa”, alertou o parlamentar.

Rosemberg defende que o governo do Estado realize um ato de inauguração após o evento organizado pelo presidência da República. “O ato poderá ser na parte da tarde do dia 23, ou no dia 24 ou 25, quando o aeroporto começará a operar voos comerciais para São Paulo e Minas Gerais”, sugeriu.

Para o prefeito  Herzem Gusmão (MDB),  o governador Rui Costa (PT) deixar de participar da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) como sugeriu o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), “não seria uma iniciativa civilizada”. Segundo ele,  “a maioria dos recursos foi liberado pelo governo federal.  O governo estadual preparou a área, isso tem seu valor, mas a pista de 2100 metros, eu tenho isso oficialmente, o governo federal participou em 90%. O terminal de R$ 45 milhões, se o governo do estado tivesse investido 1%, seriam 450 mil. Como o governo do estado investiu apenas 0,1%, foram apenas 45 mil. Eu não quero invalidar a participação do governo do estado em adquirir a área, isso é natural”, declarou Herzem.

Com relação às vaias, o prefeito minimizou: “Conquista é uma cidade civilizada. Não cabe a mim nesse momento ficar opinando porque eu também estou sendo convidado, o cerimonial da Presidência da República é que está comandando as ações aqui”, disse. //Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz