Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Transporte Vitória da Conquista

Deputado luta por implantação de transporte alternativo na Bahia

Herzem Gusmão Foto: Reprodução

Herzem Gusmão
Foto: Reprodução

Projeto de Lei proposto pelo deputado Herzem Gusmão autoriza a criação de linhas para transporte alternativo de passageiros nos municípios da Bahia restritas aos trajetos que não dispõem regularmente do serviço ou que dispondo sejam exploradas de forma insatisfatória para atender às necessidades de deslocamento da população, devendo o referido serviço a ser prestado utilizando veículos tipo kombis, vans, topics e similares.

Segundo o deputado, a presente iniciativa tem o objetivo de oferecer à população de todas as cidades da Bahia, principalmente os grandes polos, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus e Itabuna, mais opções de transporte de passageiros. “No dia a dia, o que vemos são as empresas convencionais desrespeitarem os usuários que muitas vezes têm de esperar horas e horas por um ônibus. Ressalte-se que o desrespeito vai muito além da espera pela passagem do ônibus: os usuários são obrigados a conviver com veículos velhos e sem manutenção e com roteiros que visam apenas o lucro das empresas”.

“Com isso”, continua, “as cidades mais pobres e os povoados na zona rural simplesmente são ignorados pelas empresas, possibilitando, desta forma, que veículos alternativos clandestinos façam linhas regulares”. A aprovação deste projeto, além de proporcionar mais eficiência, segurança e comodidade aos usuários, pode ser um balizador para reduzir as tarifas dos ônibus, já que, com a regularização do transporte alternativo, aumentaria a concorrência entre as empresas que operam o sistema de transporte intermunicipal.

Outro fator importante na aprovação deste projeto é que ele possibilita a renovação da frota, porque certamente as empresas de transporte convencionais terão que se empenhar ainda mais para oferecer atrativos para seus clientes. Mas, acima de tudo, o ganho maior da aprovação deste projeto é a satisfação das pessoas, que, muitas vezes, precisam de serviços na saúde e educação; e não têm à disposição transporte em suas comunidades, porque as empresas não conseguem atender toda a demanda dos usuários.

“Na certeza que todos os parlamentares também querem melhorar a qualidade do transporte intermunicipal, por ser o passageiro o principal beneficiado, manifesto a minha convicção pela aprovação deste projeto”, finaliza o parlamentar.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz