Vitória da Conquista

Defesa Civil presta socorro a moradores de Caiçara atingidos por forte temporal

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Defesa Civil Municipal, atendeu no final tarde desta quinta-feira (31), um chamado de socorro dos moradores do povoado de Caiçara, distrito de José Gonçalves, em decorrência de um forte temporal que durou cerca de meia hora. Apesar dos prejuízos, não houve feridos.

O município já estava em alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o dia 30, mas as chuvas intensas se concentraram somente na zona rural de Vitória da Conquista, principalmente em localidades do distrito de José Gonçalves, a exemplo do povoado de Caiçara, onde aconteceu o chamado. Lá, árvores e telhados de algumas casas foram arrancadas pela força dos ventos, com relatos também de chuva de granizo.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, três famílias das imediações da Escola Municipal Miguel Cândido Gonçalves ficaram desalojadas e uma desabrigada . “Não havia como prever com exatidão a região que seria impactada pelo temporal, porém, de acordo com o alerta amarelo, advertimos para que os cuidados fossem tomados”, declarou Rosa.

Ainda de acordo com a coordenadora, as famílias, cujas residências sofreram danos, foram cadastradas e receberão a assistência dos órgãos municipais. Ela destacou que os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) tiveram papel crucial na comunicação com o órgão. “A Defesa Civil e os demais órgãos da Prefeitura estão preparados para este tipo de atendimento. Já acionamos a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Social para que façam os procedimentos”, ratificou Rosângela.

Mãe e filho, moradores da Caiçara, Hildete e Henrique Menezes, tiveram suas casas comprometidas e, apesar do susto, relatam o alívio de ver todos a salvo. “Agradecemos a Prefeitura pelo atendimento rápido. Foi um susto grande, com trovoadas e até granizo, mas, graças a Deus, todos estão bem”, afirmou Henrique.

A Defesa Civil adverte que, em caso de tempestades como as que ocorreram no povoado, os moradores poderão seguir as seguintes instruções:

  • Ao perceber algum barulho estranho ou rachaduras nas paredes, saia imediatamente de sua residência.
  • Fique atento à movimentação do solo e ao aparecimento de trincas e rachaduras, pois podem representar perigo.
  • Providencie a saída imediata do local e a retirada das pessoas que ainda estiverem correndo risco.
  • Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.
  • Cuidado com aparelhos elétricos: quando molhados ou úmidos, eles se tornam perigosos. É melhor desligar a energia.
  • Nas ruas, evite abrigar-se debaixo de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair.
  • Nunca atravesse ruas alagadas ou com enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta. A força da água pode arrastá-lo.
  • Se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro perto de árvores ou postes, pois eles podem cair com a força do vento.
  • Siga corretamente todas as recomendações dos órgãos responsáveis pelo seu resgate.

Contato

Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue para o telefone 199. Para o Corpo de Bombeiros, o telefone é 193.