Reportagens Vitória da Conquista

De paisagem histórica a entulho: Templo da Segunda Igreja Batista de Conquista é demolido

Foto: Vanilda Figueira Freitas

Foto: Vanilda Figueira Freitas

Na noite desta terça-feira (23), uma das construções mais marcantes da paisagem de Vitória da Conquista foi transformado em entulho. O primeiro templo da Segunda Igreja Batista de Vitória da Conquista trazia uma arquitetura característica das primeiras décadas dos anos 90 e estava abandonado há alguns anos. A construção era o último grande registro histórico da avenida mais movimentada de Vitória da Conquista. Ainda não se tem informações sobre o motivo da demolição.

HISTÓRIA

Construído no governo de J. Pedral, a imagem retrata o início daquilo que seria a via comercial mais importante da cidade, onde milhares de pessoas transitam todos os dias. Ao fundo, o prédio da Segunda Igreja Batista, marco importante para a história da cidade

A imagem retrata o início daquilo que seria a via comercial mais importante de Vitória da Conquista, onde milhares de pessoas transitam todos os dias. Ao fundo, o prédio da Segunda Igreja Batista, marco importante para a história da cidade

A Segunda Igreja Protestante de Vitória da Conquista foi fundada em 26 de fevereiro de 1939. Funcionava num prédio situado na “Rua Nova” (atual Rua Otávio Santos). Seu primeiro pastor foi o seu fundador, Valdomiro de Oliveira. Com a ajuda da irmandade da Segunda Igreja Batista, o seu templo foi construído na “Avenida Municipal” (atual Avenida Lauro de Freitas), que foi inaugurado no dia 27 de outubro de 1946.

55 anos depois, em 1989, foi inaugurada nova sede ao lado da antiga igrejinha. Com uma arquitetura moderna e arrojada estrutura, o novo templo continuou sendo dirigido pelo pastor-fundador Valdomiro até bem próximo da sua morte. O projeto arquitetônico leva a assinatura do músico-arquiteto Elomar Figueira Mello, e tem sua fachada em forma de cruz, com linhas semelhantes às de Oscar Niemeyer.

*Com informações do Taberna da História do Sertão Baiano