18 de dezembro de 2018 às 22:17

Cristo de Mário Cravo recebe fonte de energia renovável da Solarchio

 

Cristo Crucificado esculpido pelo renomado artista Mário Cravo

É com grande satisfação que a SOLARCHIO desenvolveu um projeto personalizado para a implementação de uma usina de geração de energia solar para iluminar um dos mais impressionantes monumentos do mundo: o Cristo Crucificado esculpido pelo renomado artista Mário Cravo. Essa usina foi uma doação ao município de Vitória da Conquista na Bahia, cidade sede da empresa. “Somos uma empresa conquistense e estamos muito contentes com a oportunidade de fazer esta doação ao município. Além dos benefícios que proporciona ao meio ambiente, por ser uma geração de fonte renovável de energia, garante mais visibilidade a este belo monumento que tem as feições do povo sertanejo marcado pela seca”, destaca Jorge Chiacchio, sócio-diretor da Solarchio.

Desde a sua inauguração, em 1980, o Cristo de Mário Cravo sempre representou um marco na vida dos conquistenses e de todos que visitam a cidade. Segundo, Antônio Cabral, também sócio-diretor da Solarchio, desde a sua infância o Cristo lá do alto da Serra do Periperi era uma referência e estava presente na sua rotina do dia a dia. “Sempre foi um marco na minha vida. Gostava de ver o Cristo aqui da cidade e nas épocas em que estava iluminado era ainda mais bonito! Infelizmente, nos últimos anos parece que foi esquecido”, registra.

Logo quando os sócios criaram a empresa tinham em comum o sonho de ver novamente o Cristo iluminado! Assim, encontraram no projeto de revitalização da atual gestão do município de Vitória da Conquista a oportunidade de realizar este sonho. “Como conquistenses precisamos contribuir para o desenvolvimento e melhoria da nossa cidade.

Quando procuramos o prefeito Hérzem Gusmão e propomos a doação ao município fomos prontamente recebidos e hoje estamos entregando em doação para a cidade esta usina de geração de energia solar”, destaca Jorge Chiacchio.

A capacidade de geração da usina instalada pela SOLARCHIO é de 11,05 kw. Segundo Diego Andrade, sócio-diretor e engenheiro responsável pelo projeto, ela tem uma geraçãomédia anual de 160.000 kwh, o que proporciona uma economia anual com energia elétrica em torno de R$7.000,00. “Somente para ter uma ideia dos benefícios ao meio ambiente, a capacidade dela equivale anualmente à preservação de 200 árvores e a redução da emissão de 9 toneladas de CO2. É como se o crédito de carbono gerado por ela equivalesse a 570.000 Km rodados por um veículo”.

Além de iluminar o monumento, ser uma fonte de energia renovável, a usina também gera economia aos cofres públicos. “Hoje muitos municípios brasileiros estão investindo em usinas de geração de energia solar, pois além da contribuição ao meio ambiente tem baixo custo de operação e manutenção, proporcionando economia para as cidades. Acreditamos que essa usina doada ao município contribuirá também para que outros gestores públicos da região possam conhecer e despertar para a importância de investir em fontes renováveis de energia”, acrescenta Antônio Cabral.

A SOLARCHIO USINAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR é uma empresa conquistense que desenvolve projetos e implementa usinas de geração de energia solar na Bahia e em outros estados brasileiros.//Blog do Rodrigo Ferraz



Deixe seu Comentário