Luto Vitória da Conquista

Corpo do médico e ex-deputado estadual Sebastião Castro será velado no Memorial Régis Pacheco

Sebastião Castro e o prefeito Herzem Gusmão durante a inauguração da Unacon, em novembro de 2017

Será velado no Memorial Régis Pacheco, em Vitória da Conquista, à partir das 20h, o corpo do médico Sebastião Rodrigues Castro, de 78 anos, vítima de infarto no final da tarde desta terça (13). Ele foi submetido a um cateterismo e morreu na manhã desta quarta-feira, 14, após uma parada cardíaca. Os médicos fizeram várias tentativas de reanimação, sem sucesso.

Sebastião Rodrigues Castro nasceu em 20 de janeiro de 1940, em Ribeira do Pombal, mudando-se com a família para Vitória da Conquista em 1947. Formou-se na Faculdade de Medicina da UFBA, em 1965, especializando-se em ortopedia e traumatologia. Em 1967, Tião, como era conhecido, passou a trabalhar em Vitória da Conquista; Em 1971, juntamente com outros médicos, fundou o Hospital Samur, do qual é um dos diretores.

Sebastião Castro, na inauguração do Samur, entre Josué Figueira (de óculos escuros) e o ex-prefeito Nilton Gonçalves (de bigode) – Foto: Blog do Redação

Além de ter implantado o Hospital Samur, a trajetória profissional de Tião foi marcada por atuações na Casa de Saúde São Geraldo e no Hospital Regional de Vitória da Conquista, e como educador do Colégio Paulo VI.

Entre os anos de 1973 e 1975, ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde. Em seguida, disputou cargos eletivos, tendo sido deputado estadual e constituinte pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) de 1987 e 1991. Ele foi reeleito, desta vez pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, para mais um mandato entre 1991 e 1995.

Durante seu mandato parlamentar, recebeu condecorações, tendo sido escolhido um dos Deputados Destaques da Legislatura em 1993. Tião disputou ainda três eleições para prefeito de Vitória da Conquista.

Em novembro de 2017, ao lado do prefeito Herzem Gusmão, Tião inaugurou a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Serviços de Radioterapia (Unacon), selando a parceria entre Prefeitura e Hospital Samur.

O prefeito Herzem Gusmão decretou luto oficial de três dias.

O sepultamento acontece nesta quinta-feira, 15, às 11h, no Cemitério Parque da Cidade.