Vitória da Conquista

Coronavírus: Decreto Municipal mantém maior parte dos estabelecimentos fechados e ressalta importância do isolamento social

Vitória da Conquista não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus, mas foi um dos primeiros municípios da Bahia a adotar medidas preventivas, a exemplo do fechamento das escolas e do comércio. A Prefeitura Municipal tem planejado e executado ações para minimizar os impactos da pandemia tanto na saúde quanto na economia do município.

Em diálogo com entidades representativas de setores da economia, o prefeito Herzem Gusmão assinou, na última quinta-feira (26), o Decreto 20.207 que flexibilizou a abertura de alguns setores do comércio, considerados essenciais, a exemplo de lojas do setor da construção civil, oficinas mecânicas, quitandas, mercearias, entre outras. Todos os outros setores não considerados essenciais mantiveram-se fechados.

Segundo o secretário municipal de administração, Kairan Rocha, o documento amplia o entendimento das organizações de saúde sobre os serviços essenciais que podem ser prestados. “Empresas consideradas como de natureza essencial, relacionados principalmente com o setor de abastecimento, passam a funcionar respeitando as medidas de segurança”, explica.

O secretário ainda adverte que “os demais setores do comércio deverão permanecer fechados e o isolamento social deve ser mantido, como forma de contenção ao vírus”.

A Prefeitura, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), tem orientado a população sobre a importância do isolamento social como a mais eficaz medida preventiva. Por isso, FIQUE EM CASA!