Serviços Públicos Transporte Vitória da Conquista

Coordenador municipal de transporte explica funcionamento do novo Sistema Integrado de Bilhetagem Eletrônica

Prefeitura apresenta Sistema Integrado de Transporte nesta terça-feira, 25

Foto: Divulgação

POR GABRIEL OLIVEIRA

Apelidado incorretamente como “Bilhete Único”, o novo Sistema Integrado de Bilhetagem Eletrônica tem causado confusão no entendimento da população de Vitória da Conquista. O sistema entra em vigor no próximo domingo (30).

Para esclarecer as dúvidas, a nossa reportagem esteve reunida com o coordenador municipal de transporte de Vitória da Conquista, que explicou o funcionamento do sistema. Segundo ele, a bilhetagem integrada funciona da seguinte forma: quem faz o trajeto do trabalho para casa e/ou necessita se deslocar de um ponto para outra da cidade e para isso necessita pagar dois ônibus, por não haver uma linha direta para isso (quem mora no Alto Maron e trabalha no Shopping Conquista Sul, por exemplo), será contemplado pelo novo sistema, tendo 90 minutos para utilizar dois ônibus pagando apenas uma passagem. Não será possível, em outras hipóteses, utilizar o sistema.

A diferença do sistema de Bilhete Único de outras cidades e do Sistema de Bilhetagem Integrada de Vitória da Conquista, é que, no primeiro, é livre a utilização de quantos ônibus forem necessários em um determinado período de tempo, independente do sentido do trajeto. No segundo, apenas é beneficiado quem necessite, por ausência de outra possibilidade, utilizar dois ônibus para fazer o trajeto, no mesmo sentido, dentro do período de 90 minutos.

Daniel Botelho. Foto: Gabriel Oliveira

Daniel Botelho. Foto: Gabriel Oliveira

“É uma inovação que visa reduzir o custo para o passageiro que necessita utilizar dois ônibus para fazer um trajeto. O novo sistema entra em vigor no próximo dia 30”, disse Daniel Botelho, coordenador municipal de transporte.