Eventos Vitória da Conquista

Coopera Sudoeste debate cooperatismo e homenageia ex-deputado Coriolano Sales

Evento reuniu palestrantes renomados no cenário nacional

Começou oficialmente na noite de quarta-feira (17) e se estendeu ao longo desta quinta-feira (18), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, a 1ª edição do Coopera Sudoeste. O evento foi idealizado pelas cooperativas COOPMAC e SICOOB, em parceria com a CTES e UNIMED Sudoeste, apoio do Sescoop/BA e do Sistema OCEB.  Figuras importantes do cenário cooperativista nacional, entre eles o Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Freitas, passaram pelo evento, cujo  objetivo principal é discutir temas relacionados ao desenvolvimento sustentável das cooperativas, gestão e governança e intercooperação.

O presidente do Sicoob Cred Conquista, Valeriano Almeida, o Coopera Sudoeste é a união das cooperativas da Região Sudoeste, em todas as áreas,  para que elas possam expor conhecimento à sociedade e absorver informações de outras instituições acerca do sistema cooperativista. Ele acredita que existam mais de 40 cooperativas de crédito, saúde, transporte e prestação de serviços de um modo geral na região, cada uma desenvolvendo as atividades que se propuseram a prestar. “Ainda existe uma falta de cultura sobre o cooperativismo, mas as cooperativas que sabem trabalhar e que buscam se aperfeiçoar têm dado certo, e esse evento vem fortalecer ainda mais o trabalho delas”, disse.

Homenagem

Ex-deputado Coriolano Sales teve participação efetiva na implantação do cooperatismo regional

Além de debater o cooperativismo, o evento prestou uma homenagem ao ex-deputado Coriolano Sousa Sales, um dos grandes entusiastas do cooperativismo em nível nacional e regional. Por meio do ex-deputado, várias cooperativas foram criadas em Vitória da Conquista, a exemplo da Sicoob, a cooparativa de servidores da Uesb, o Banco do Povo, entre outras, sendo chamado por alguns de “Pai do cooperativismo regional”. “Nós tivemos o cuidado de lembrar Coriolano com essa singela homenagem, mas pretendemos fazer algo maior, com a organização de todo o material cooperativo que ele deixou, para que no próximo Coopera Sudoeste a gente possa expor um memorial dele, com standes mais amplos”, explicou Valeriano.

Luciene Amorim, ex-funcionária de Coriolano Sales

Para Luciane Amorim, ex-funcionária de Coriolano Sales, a homenagem é mais que justa. “Cori sempre se preocupou com Conquista, ele viveu pra esta cidade, tudo que ele fazia era pensando em Conquista, não pensou nele, não viveu para ele, não teve família, ele não pode ser esquecido porque a história dele é muito bonita, é a história de um homem que tinha o sonho de ver a sua cidade lá em cima, no topo, e eu acho que ele conseguiu isso”.

Participantes do evento visitam exposição