Exposição Agropecuária Vitória da Conquista

Contagem regressiva: faltam três dias para início da 49ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista

Jaymilton Gusmão, presidente da Coopmac

Jaymilton Gusmão, presidente da Coopmac

Por Bia Oliveira

Começa nesta sexta-feira (20), o maior evento agropecuário da Região Sudoeste da Bahia: a Exposição Nacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista, denominada este ano de 49ª Exposição Nacional do Agronegócio. O evento, que acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, terá a solenidade de abertura às 20h, na arena principal do parque, com a presença de políticos, empresários, criadores e sociedade organizada.

A expectativa do organizadores é que o evento movimento algo em torno de R$ 200 milhões em negócios entre os dias 20 e 29 de março, e atraia um público 280 mil pessoas. Para tanto, a nova diretoria da Cooperativa Mista Agropecuária (Coopmac) traz algumas inovações, a exemplo de uma área nova de estacionamento com capacidade para 1.500 veículos de expositores e credenciados. O acesso pelo prolongamento da Av. Genésio Porto reduzirá o fluxo de veículos na parte superior do Parque, onde fica o Bosque da Paquera, na Rua da Granja.

Ainda, segundo o presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, o espaço dedicado aos animais e aos shows musicais na arena principal foi ampliado, pois a ideia é atrair para a feira, animais e criadores, para que a exposição volte a ter um caráter agropecuário.

“Nós ampliamos o número de leilões de bovinos, caprinos e equinos, e teremos mais apresentações culturais, informou, acrescentando que a feira terá uma média de quatro mil animais expostos. Além disso, haverá competições de equinos, torneios leiteiros e o primeiro desfile de cães, onde serão apresentadas mais de 50 raças, feira de negócios, entre outros. Já os rodeios serão substituídos por oito atrações musicais, entre elas, Xangai e Mão Branca.

Convidado a usar a Tribuna Livre da Câmara, no dia 27 de fevereiro, Jaymilton Gusmão esclareceu que o objetivo da exposição é a valorização dos produtores rurais, que estava se perdendo. Reforçou também a importância de dar à população carente a oportunidade de visitar a exposição sem pagar a entrada, embora a gratuidade seja permitida apenas na segunda e na terça-feira, e de quarta a sexta-feira ocorrerá a cobrança somente a partir das 16 horas. “O custo para realização da exposição é altíssimo, já que ela atende, inclusive, as exigências dos órgãos de fiscalização e defesa, garantindo a segurança do público e dos trabalhadores no evento, por isso não podíamos abrir totalmente da cobrança do ingresso”, explicou.