Luto Vitória da Conquista

Considerado a “Voz da exposição”, Moacyr Figueira morre aos 83 anos

Moacyr Figueira atua no ofício de locutor desde 1957

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 27, em Vitória da Conquista, Moacyr Figueira, o famoso Tio Moacir, conhecido pela voz grave e firme que comandava as exposições agropecuárias de Conquista e região, era “a voz oficial da exposição”; sem ele, a festa não tinha brilho.

O corpo de Moacyr Figueira está sendo velado na Igreja Batista Cidade, localizada na Rua L, 60, Morada dos Pássaros I, no Bairro Felícia (ao lado do Shopping Conquista Sul). Já o sepultamento, de acordo com os familiares do locutor, ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 11 horas, no Cemitério da Saudade.

Moacyr de Sousa Figueira faleceu aos 83 anos de idade. Ele era de família tradicional de Conquista, mas nasceu em Salvador, no dia 9 de novembro de 1933. Ele começou a carreira de locutor no rádio em 1951, mas sua paixão pela agropecuária o fez cursar Técnica Veterinária e dedicar-se à comunicação rural.

O locutor participou da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista desde as primeiras edições e sua voz inconfundível passou a ser uma das marcas do evento. A ponto de, em 1979, o então ministro Alysson Paulinelli chamá-lo de “A Voz da Exposição”, como Moacyr passou a ser reconhecido em centenas de outras exposições onde trabalhou.

Ao todo, foram 60 anos de atuação profissional – período em que esteve em 1.180 eventos agropecuários pelo Brasil e países sul-americanos.

Com certeza, daqui para a frente as exposições não terão mais o mesmo brilho. Ficam as lembranças que marcaram tantos eventos agropecuários liderados pela voz firme de Tio Moacyr.