Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Serviços Públicos Vitória da Conquista

Conselho de Transporte debate mobilidade urbana em Vitória da Conquista

A reunião tratou de vários assuntos relacionados a transporte e trânsito

A reunião tratou de vários assuntos relacionados a transporte e trânsito

Reuniuão transporte 1

Por Bia Oliveira

A reunião do Conselho de Transporte realizada na tarde desta quarta-feira (20), na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, debateu mobilidade urbana, binário das Avenidas Frei Benjamim e Avenida Alagoas, transporte clandestino em vans, trânsito entre os bairros Morada dos Pássaros 3 e Comveima I, além da nova frota de táxi de Vitória da Conquista.

Durante a reunião, o conselho destacou as melhorias realizadas na cidade, como a implantação de faixas elevadas de pedestres nos polos geradores de tráfego – escolas, igrejas, creches, feiras -, sinalização horizontal e vertical, e a implantação de sistemas binários por meio da instalação de placas de regulamentação. O Conselho de Transporte conta com a participação de membros da sociedade civil e do poder público, e tem como objetivo debater e buscar soluções para os problemas no trânsito da cidade.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann, “a Prefeitura tem investido em ciclovias e ciclo-faixas, que juntas já somam cerca de 20 km em todo o perímetro urbano, tornando Vitória da Conquista a cidade com a maior malha cicloviária da Bahia. Isso faz com que  mesmo diante do aumento da frota, os acidentes com vítimas fatais dentro do perímetro urbano de Conquista diminuam”.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Patagônia, Manoel Gusmão da Silveira, destacou que algumas melhorias têm sido feitas no seu bairro, como a implantação de quebra-molas e placas de sinalizações, porém acidentes constantes estão acontecendo nas Avenidas Frei Benjamim, Paramirim e Brasília, entre outras ruas e avenidas do bairro Patagônia. A sugestão dele é que as ruas e avenidas onde existem creches, escolas e igrejas sejam transformadas em vias de mão-única, com uma sinalização adequada para que outros acidentes não voltem a acontecer.

Para Manoel Gusmão, a intervenção na avenida Frei Benjamim, paralela com a Avenida Itabuna, transformando-as em Binária, vai representar uma importante mudança para o bairro Patagônia, porque vai  desafogar o transito e diminuir o numero de acidentes.

Frota de Táxi

A padronização e o aumento da frota de táxi de Vitória da Conquista foi outro assunto tratado na reunião do Conselho de Transportes. O presidente do Sindicato dos Taxistas, Nilson Pinheiro, ressaltou que a frota já está padronizada e que o passo seguinte é o aumento dela, que ganhará, nos próximos meses, mais 40 alvarás, passando de 365 veículos para 405. A proposta é que haja um táxi para cada 800 habitantes. Dos novos veículos, 30% serão adaptados para cadeirantes.

Além dessas medidas, será obrigatória a utilização, pelos taxistas, de carteira de habilitação com identificação de atividade remunerada. “Isso é bom porque vai melhorar a qualidade dos profissionais que atuam no mercado”, disse Pinheiro.

Os taxistas terão que tomar curso de qualificação, os quais já estão sendo providenciados pelo sindicato, por meio da contratação do Sest/Senat para ministrar o curso, com carga horária de 30 horas. Os temas envolvem qualidade de serviço de táxi, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, parte elétrica e mecânica básica.