Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

Conquistenses mantêm tradição junina em família

Fotos: Blog da Bia Oliveira

Fotos: Blog da Bia Oliveira

POR BIA OLIVEIRA

A festa mais popular do Nordeste Brasileiro, o São João, continua sendo um importante momento de interação entre as famílias. Além de reunir os filhos ausentes, trazendo para o seio familiar àqueles que moram em outras cidades e regiões brasileiras, a cultura junina tem algumas características que persistem ao longo das décadas, mesmo com todas as inovações que surgiram no decorrer de sua existência, como os barracões em praça pública e o forró eletrônico.

Reunir a família e os amigos em torno da tradicional fogueira, degustar comidas e bebidas típicas da época, a exemplo de biscoitos, bolos, amendoim cozido, quentão e licor, e dançar os sucessos de forrozeiros como Luís Gonzaga e Edgar Mão Branca não podem faltar numa festa junina de verdade.

A família do Sr. Vivi e Dona Célia é um exemplo disso. O casal comemora os festejos juninos há mais de 30 anos e segue a tradição à risca. Além dos filhos, genros, noras e netos do casal, os amigos também participam desse momento. O local escolhido – Sítio Floresta Azul – zona rural do Município de Anagé – de propriedade da família, recebe dezenas de pessoas da região, amigos e parentes da família, para curtir a festa, que começa no dia 23 e só termina na noite do dia 24.

Neste ano, nem mesmo o Forró Pé de Serra do Periperi, que trouxe no dia 23, entre outras atrações, a Banda Falamansa, evitou que os casais se reunissem no sítio do Sr. Vivi. Em outras casas circunvizinhas, a alegria dos festejos juninos também era contagiante, prova de que a cultura junina tradicional continua sendo mantida pela geração atual e com certeza pelas próximas gerações.