Vitória da Conquista

CONQUISTA: Trotes totalizam 52% das ligações ao SAMU 192

trote-crianças

Um ato de mau gosto e que pode prejudicar quem realmente precisa de ajuda médica de emergência. Assim podem ser definidos os trotes telefônicos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que, neste período de férias escolares, aumentam muito em todo o país. Por isso, é necessário que os pais ou responsáveis pelas crianças redobrem a atenção nesse período.

A chamada falsa gera graves transtornos, como a demora do tempo/resposta aos reais acidentes, expondo a população usuária ao risco de morte, bem como causa prejuízos financeiros à administração pública. Somente em 2014, das 245.251 chamadas recebidas pelo Samu de Vitória da Conquista, 127.382 foram identificadas como trotes (o equivalente a 52% das ligações), ainda na Central.

Chamadas identificadas – Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao público, está prevista a implantação de um novo software no Samu 192. Com o programa, as chamadas feitas via telefone estarão integradas a rede criada, que permitirá, entre outras coisas, a identificação das chamadas recebidas pelo serviço.

A coordenadora do Samu 192, Graciele Gardênia, espera que, com o novo programa, o número de trotes para o serviço seja reduzido, já que o sistema possibilitará a identificação do número do telefone de onde partiu o trote. O software também permitirá a contabilização da quantidade de ligações feitas por cada número.

Saiba quando ligar para o Samu: Em caso de problema cardíaco e ou respiratório; intoxicação por substâncias químicas; queimaduras graves; maus tratos; trabalho de parto, em que a mãe ou o feto estejam em risco; situação de surto psiquiátrico (pessoas com sofrimento ou transtorno mental); crises hipertensivas; acidentes/traumas com vítimas; afogamento; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; transferência entre hospitais de doentes com risco de vida; entre outros.