Bahia UESB Vitória da Conquista

CONQUISTA: Técnicos universitários realizam “cortejo fúnebre” das universidades baianas

Foto: Geiciane Santos | Blog da Bia Oliveira

Foto: Geiciane Santos | Blog da Bia Oliveira

Após uma série de manifestações no mês de julho, em conjunto com a categoria dos professores, e omissão do governo Rui Costa quanto às reivindicações, os Técnicos Universitários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia realizam mais um protesto nesta terça-feira (04). Desta vez, vestidos de preto, os servidores fizeram um “cortejo fúnebre”, simbolizando a morte das universidades estaduais baianas.

As principais reivindicações dos servidores são:

1. Reposição das perdas salariais que se acumularam nos últimos oito anos;
2. Equilíbrio nas autorizações de aumento salarial. Enquanto os servidores públicos tiveram reposição anual em torno de 3,22%, os Deputados Estaduais e o Governador aprovaram para si um aumento superior a 20%.
3. Pagamento da reposição salarial retroativa à Data-Base de 1º de janeiro de 2015);
4. Abertura imediata de Concursos Públicos para a UESB;
5. Reajuste imediato no valor do auxílio-alimentação, não reajustado desde 2009;
6. Pagamento de direitos trabalhistas (adicionais de insalubridade e periculosidade) que não são creditados nos vencimentos dos servidores;
7. Aumento do orçamento das Universidades Públicas, necessário ao desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, e atividades administrativas em geral (defende-se a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos do Estado para os orçamentos das Universidades Estaduais);
8. Respeito ao princípio constitucional que garante autonomia didático-científica e financeiro-administrativa às Universidades Estaduais.