Agricultura Vitória da Conquista

Conquista recebe projeto sobre hortas urbanas nesta sexta (18)

“A Tenda o Verde” além de instruções para implantação das hortas, distribuirá sementes e mudas como incentivo ao plantio

Com o objetivo de incentivar a comunidade a transformar espaços urbanos em hortas, o projeto “A Tenda o Verde” chega a Vitória da Conquista nesta sexta-feira (18), às 9h, na Praça Nove de Novembro, no Centro. A equipe técnica vai apresentar orientações de como implantar uma horta, dar dicas de procedimentos referentes à produção das hortaliças, a escolha do local, das espécies a serem cultivadas, assim como a época de plantio e dos cuidados a serem tomados com o solo.

Na ocasião, serão distribuídas sementes de tomate cereja, quiabo, abóbora, coentro e alface como incentivo à implantação da horta. Além disso, mudas de espécies nativas do bioma da mata atlântica, como cássia-rosa, sibipiruna, pindaíba, aroeira e ipê rosa, e aromáticas, como alecrim, orégano, manjericão, pimenta biquinho, hortelã e tomilho serão doadas.

Pensado pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) e coordenado pela Professora Mestre especialista em Educação Ambiental, Vânia Almeida, o projeto já passou por Salvador, Simões Filho e Feira de Santana. E, após sua passagem pela Suíça Baiana, a tenda pretende ir para mais oito cidades baianas, como Jequié, Ilhéus, Itabuna, Candeias, Camaçari, Irecê, Jacobina e Juazeiro.

O desenvolvimento de uma horta urbana traz diversos benefícios pessoais e para a coletividade. Permite a economia financeira, fornece alimentos muito mais saudáveis do que os colhidos em plantações convencionais, proporciona o contato direto com a natureza e diminui a sensação de viver numa cidade concretada e poluída. “As hortas facilitam o convívio social, promove um ambiente saudável pela transformação dos espaços ociosos e melhora a qualidade dos hábitos alimentares”, explica Ivanilson Gomes, presidente da FVHD.